Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

Por 11 a 0, Conselho de Ética arquiva ação contra Jean Wyllys

: Colegiado aprovou por unanimidade o parecer do deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) pelo arquivamento da representação em que o PSD pedia sanção disciplinar ao deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) por suposta calúnia e difamação contra o deputado João Rodrigues (PSD-SC)
8 de Março de 2016 às 16:48
Por José Carlos Oliveira, da Agência Câmara - Por unanimidade (11 votos), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aprovou nesta terça-feira (8) o parecer do deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) pelo arquivamento da representação em que o PSD pedia sanção disciplinar ao deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) por suposta calúnia e difamação contra o deputado João Rodrigues (PSD-SC). De acordo com Marchezan, faltava justa causa à representação.
A discussão entre Wyllys e Rodrigues ocorreu na sessão do Plenário da Câmara dos Deputados de 28 de outubro de 2015, durante debates em torno da proposta que revoga o atual Estatuto do Desarmamento. Na ocasião, Rodrigues disse que Wyllys pertencia à "escória da política" por suas opiniões em relação a drogas e à ideologia de gênero, por exemplo. Wyllys rebateu as críticas com referências a uma suposta condenação de Rodrigues por improbidade administrativa e a um vídeo pornô visualizado durante sessão do Plenário.
Em seu parecer, o relator Nelson Marchezan afirma que os fatos não configuram atentados ao decoro parlamentar e resultaram de debates acalorados: "Jean Wyllys foi interpelado e respondeu dentro dos procedimentos regimentais." O relator acrescentou que "o trato não foi adequado", mas não é passível de censura, por representar livre manifestação do pensamento de parlamentares que defendem interesses opostos.
Pedido de cautela
Durante a discussão do relatório de Marchezan, o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) concordou com o arquivamento da representação, mas pediu cautela aos deputados durante discussões acaloradas. "Eu mesmo me senti ofendido com generalizações ditas em Plenário", argumentou.
O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) pediu mais respeito à atuação de Jean Wyllys, que seria vítima constante de agressões verbais e de preconceitos tanto no Plenário quanto nas comissões da Câmara, devido às ideias políticas que defende e à condição de parlamentar assumidamente homossexual. Ao também defender o arquivamento da representação, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) lembrou que palavras até mais duras já foram ditas em debates no próprio Conselho de Ética, sem gerar nenhum tipo de processo disciplinar.
Processo de Cunha
O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou reunião administrativa do colegiado para as 10 horas desta quarta-feira (9), a fim discutir os futuros desdobramentos do processo em que o Psol e a Rede pedem a cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
A admissibilidade do processo foi aprovada na semana passada. Na segunda-feira (7), Cunha entrou com recurso na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) alegando irregularidades regimentais que, na opinião dele, deveriam fazer o processo voltar novamente ao estágio inicial. "Isso gera uma insegurança entre o que o se pode e não se pode fazer [quanto ao andamento do processo]", reclamou José Carlos Araújo.
http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/220245/Por-11-a-0-Conselho-de-Ética-arquiva-ação-contra-Jean-Wyllys.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário