quinta-feira, 10 de março de 2016

"É SACANAGEM", DIZ LÍDER DO PT SOBRE PEDIDO DE PRISÃO

: Pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo promotor Caio Conserino foi recebido com cautela pela oposição e com indignação pela base aliada; líder da oposição no Congresso, Mendonça Filho (DEM-PE), disse "não ver até aqui motivos que justifiquem o pedido de prisão, apesar de existirem indícios contra o ex-presidente"; mais cedo, o PSDB também reagiu com cuidado; líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), considerou o fato como "estapafúrdio" e "feita por alguém sem credibilidade"; ele resumiu a questão como "uma sacanagem"
10 DE MARÇO DE 2016 ÀS 20:50
Paulo Emílio, Pernambuco 247 - O pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo promotor Caio Conserino foi recebido com cautela pelos partidos de oposição e com indignação pela base aliada. O líder da oposição no Congresso, Mendonça Filho (DEM-PE), disse "não ver até aqui motivos que justifiquem o pedido de prisão, apesar de existirem indícios contra o ex-presidente". Já o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), considerou a decisão "estapafúrdia" e "feita por alguém sem credibilidade". Segundo ele, a situação pode ser resumida como "uma sacanagem".
Para Mendonça Filho, a situação deve ser tratada com "cautela". "Um pedido de prisão preventiva tem que ter um fundamento muito robusto, para qualquer cidadão. Para uma preventiva são estabelecidos critérios muito objetivos e limitantes. Lula é um cidadão igual a qualquer outro e pode ser investigado. Mas tudo tem que ser feito com bastante critério, ainda mais quando se trata de algo muito sério. Os fatos merecem ser apurados com muito rigor e a Justiça deve chegar a verdade", disse o democrata.
Para ele, não existe um risco institucional, já que o processo está correndo dentro da ordem e, dentro deste princípio, o pedido de prisão preventiva pode ser questionado. "Mas não vejo, até aqui, motivos que justifiquem a prisão, apesar dos indícios. Ainda é muito preliminar", ressaltou. Segundo ele, o acirramento dos ânimos, contudo, deve-se em parte ao próprio Lula. "Parte desta situação, deste acirramento, parte do próprio ex-presidente que politiza, incentiva, vitimiza e alimenta a questão. Agora é aguardar os desdobramentos", pontuou.
Já o líder o governo no Senado, Humberto Costa disse que o pedido feito pelo promotor Caio Conserino "é uma coisa completamente estapafúrdia. Feita por alguém sem credibilidade". Segundo ele, o fato "coloca mais lenha na fogueira, uma vez que não existem provas. É surreal isso. E vem do Ministério Público que não tem investigação contra o trensalão, o merendão...", disse Humberto referindo-se a escândalos da gestão do PSDB em São Paulo que não foram devidamente investigados pelas autoridades.
"Esse cara (promotor Caio Conserino) persegue Lula há anos. É um irresponsável. Fez a denúncia ontem e hoje pede a prisão. Isto acirra um clima de confronto que somos totalmente contra. Mas vamos aguardar a manifestação da Justiça. O Lula tem endereço fixo, trabalho, não oferece risco algum. Eu acredito que isso não vá ser acatado pela Justiça", disse. "Tudo isso é uma sacanagem", resumiu.
http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/220585/%C3%89-sacanagem-diz-l%C3%ADder-do-PT-sobre-pedido-de-pris%C3%A3o.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário