O blog Tijolaço e o portal Brasil 247 desmascararam – mostrando, inclusive, os registros oficiais das pesquisas do Ibope – a farsa sobre a alegada queda de popularidade da presidenta Dilma Rousseff. Toda a grande mídia divulgou, na quinta-feira (27), a queda da avaliação positiva (“ótimo” e “bom”) do governo, de 43% para 36%, apenas seis dias após pesquisa do mesmo instituto apontar a presidenta como franca favorita para a eleição de outubro, com 43% de intenção de voto, contra 22% dos seus principais adversários.
“A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira (21), foi registrada no TSE no dia 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014, com realização das entrevistas entre os dias 13 e 20/03/14. Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17”, revelou o Tijolaço.
“Apresentadas ao público com um intervalo de seis dias entre a primeira e a segunda, as duas pesquisas Ibope divulgadas na sexta-feira 21 e na quinta-feira 27 contêm resultados absolutamente díspares, sem que se encontre um explicação plausível para tanto”, diz o texto publicado no Brasil 247.
“Para chegar à conclusão de que Dilma tem 43% de intenções, o Ibope colocou seus pesquisadores em campo entre os dias 13 e 20 de março. Mas – atenção – para estabelecer que o governo Dilma perdeu sete pontos percentuais de popularidade, naturalmente, o mesmo Ibope fez pesquisa de campo entre os dias 14 e 17 de março”, prossegue o Brasil 247 no artigo, intitulado “O Ibope ruim e o Ibope bom: tem caroço nesse angu”.
“O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?”, questiona o Tijolaço.
“Como pode Dilma ter 43% de intenções de voto numa das pesquisas e, na outra, seu governo perder nada menos que 7 pontos percentuais de popularidade? E tudo isso com aferição no mesmo período?”, pergunta o Brasil 247, reproduzindo parte do texto do Tijolaço.
Confira a íntegra dos dois textos:
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