Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Projeto Secretaria Itinerante de Forquilha-CE

Com o apoio irrestrito do prefeito municipal Gerlásio Martins de Loiola, a Secretaria da Educação de Forquilha tendo à frente o jovem secretário Prof. Amaury Gomes da Silva, iniciou, no segundo semestre de 2013, uma importante intervenção pedagógica, qual seja - “Secretaria Itinerante: A educação é movimento”!

A intervenção em tela, até então inédita em Forquilha, elaborou e tornou real - além muros da Secretaria da Educação, ação de cunho pedagógico com suporte relevante aos diretores e coordenadores das escolas, além dos coordenadores e técnicos da secretaria a oportunidade de conhecer in loco o desempenho e as dificuldades da Educação do nosso município, diagnosticando verdadeiramente a situação dos alunos por escola e por turma, além de aproximar a instituição de ensino, principalmente o núcleo gestor com a secretaria da educação.

A iniciativa tem ainda como intuito acompanhar o andamento das escolas, dando apoio e mediando orientações com o núcleo gestor sobre como desenvolver tecnologias pedagógicas e, fundamentalmente, pensar de forma coletiva soluções para os problemas vivenciados no dia-a-dia da escola.

Durante a primeira rodada de audiência de gestão, a qual se deu na sede da secretaria da educação, percebeu-se que o núcleo gestor das escolas mostrou-se ansioso e de certa forma inseguro diante das situações e resultados analisados. Já no segundo momento de audiências, e com a equipe da secretaria indo até as escolas, pôde ser percebido que os gestores estavam mais tranquilos e afinados com o grupo e com o movimento (audiência).

As audiências de gestão acontecem com representação da Secretaria, composta pelo secretário, superintendência escolar, coordenadores pedagógicos e as formadoras pedagógicas de cada modalidade da educação e parte da comunidade escolar (Núcleo Gestor). No momento do encontro é possível dentre outras situações pedagógicas relatar e apresentar os resultados das escolas por nível e de forma censitária aluno por aluno, desde alunos muito críticos a alunos adequados. Nas audiências, todos participam e contribuem positivamente para elevar os resultados escolares, uma vez que são feitos encaminhamentos pelo secretário e sua equipe técnica pedagógica na tentativa de mediar e compartilhar alguns problemas enfrentados pelos gestores, tendo como objetivo comum o alcance das metas projetadas em cada unidade de ensino.

No final de 2013, percebeu-se avanços importantes alcançados a partir das audiências de gestão, por exemplo, um nível crescente de maturidade profissional dos gestores, assim como o conhecimento real do diretor escolar sobre o seu papel enquanto líder. E o mais importante: percebeu-se que as audiências de gestão contribuem positivamente para a elevação dos resultados da educação do Município.

Por essa razão, em 2014 a secretaria da educação traçou um plano de metas exequível e compartilhado com as escolas para elevar os resultados de aprendizagem dos alunos, tendo acompanhamento e monitoramento pedagógicos através de visitas frequentes embasadas pelas audiências que acontecem em quatro momentos, sendo uma a cada bimestre.

No primeiro bimestre de 2014, o secretário de educação e a equipe de coordenadores-técnicos pedagógicos da Secretaria visitaram os 17 prédios existentes em nossa rede de ensino, sendo 12 escolas pólos e 05 escolas extensões (sede e zona rural) para acompanhar como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico, fazendo apresentação e leitura dos gráficos dos diagnósticos iniciais, analisando e discutindo cada situação e intervindo de acordo com as necessidades encontradas.

A primeira audiência do ano aconteceu em março, em que foi possível relatar os resultados comparando gráficos dos resultados da Avaliação Externa 2013.2 com diagnóstico inicial de 2014. Percebeu-se mais empenho, afinidade e amadurecimento no grupo de gestores diante da ação (audiência), inclusive sendo realizados encaminhamentos e estipuladas metas em cada escola para a Avaliação Externa 2014.1 que acontecerá no final do mês de maio.

Diante dos encaminhamentos, a esperança é de que todas as escolas avancem nos seus resultados de aprendizagem e que nas próximas audiências as expectativas e metas traçadas sejam todas alcançadas.  

Toda ação gera uma reação. Assim, um dos objetivos propostos neste projeto concreto e inédito é de romper os muros da Secretaria da Educação de Forquilha e pensar a educação pública num formato compartilhado com todos os atores possíveis. Tendo a  certeza que colheremos bons frutos. A semente está lançada!

Atenciosamente,

    Prof. Amaury Gomes da Silva 

Secretário da Educação de Forquilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário