Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dilma recebe chanceler da China para preparar encontro em Fortaleza

 

Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br

A presidente Dilma Rousseff recebeu neste sábado (26), em uma audiência privada, o chanceler chinês, Wang Yi, com quem discutiu a organização da cúpula que o grupo Brics realizará em junho no Brasil, informaram fontes oficiais.
O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, residência oficial de Dilma em Brasília, onde a presidente se reuniu com o chefe da diplomacia chinesa junto com alguns membros de seu gabinete.
O fórum Brics está constituído por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujos líderes realizarão sua sexta cúpula anual em julho na cidade de Fortaleza.
Com sua visita ao Brasil, Wang concluiu uma viagem que esta semana lhe levou a Cuba, Venezuela e Argentina, e na qual expressou a vontade de seu país de estreitar ainda mais seus vínculos com a América Latina.
Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva após uma reunião de trabalho com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, Wang ratificou que o presidente da China, Xi Jinping, participará da reunião dos Brics e depois realizará uma visita de Estado a Brasília.
Na capital, Xi também participará da primeira cúpula de líderes de China, Brasil e do Quarteto da Comunidade de Estados Latino-Americanos (CELAC), que é integrado por Costa Rica, Cuba, Equador e um membro da Comunidade do Caribe.
Wang e Figueiredo também confirmaram que na próxima cúpula dos Brics deverá ser formalizada a criação do banco de fomento desse grupo, que estará dedicado ao financiamento de projetos de infraestrutura nos países em desenvolvimento.
* Com informações da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário