Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Workshop reúne Embrapa, UVA e Esalq/USP para debater gestão de programas de pós-graduação

 

Embrapa Caprinos e Ovinos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade de São Paulo (USP) debateram, entre os dias 4 e 6, resultados e futuras ações de gestão para o fortalecimento do mestrado em Zootecnia UVA/Embrapa, por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) entre UVA, Embrapa Caprinos e Ovinos e Esalq/USP, no I Workshop do Procad. O programa permite conhecer a experiência em gestão de 48 anos dos programas de pós-graduação (PPGs) da Esalq/USP para, a partir daí, serem identificadas questões estratégicas comuns aos parceiros UVA e Embrapa. Os professores da USP Luiz Gustavo Nussio, Sila Carneiro e Eurico Possebon conduziram os três dias de evento, atuando como facilitadores do processo.

Segundo Sila Carneiro, coordenador do PPG em Ciência Animal e Pastagens da Esalq/USP, este tipo de exercício é inédito e provoca a aproximação entre os parceiros, o que levará à superação de grande parte dos desafios no curto prazo. Evandro Holanda, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, tem o mesmo pensamento: “Estamos sentados numa mina de ouro, mas só vamos extraí-lo se trabalharmos juntos, baseados num planejamento único.” Essa relação de parceria se estabelece no momento em que “é alinhado o propósito da pesquisa tecnológica realizada pela Embrapa com o da pesquisa científica originada na Universidade. O corpo docente permanente é, então, do programa de pós-graduação, não de cada uma das duas instituições, segmentadamente. Vale o interesse do programa”, conclui Eurico Possebon.

Como ações práticas, está sendo reavaliado o regimento interno, a fim de evitar que decisões sejam tomadas de forma circunstancial. Toda a estrutura da empresa de pesquisa em Sobral (CE) e a reconhecida equipe de pesquisadores e profissionais de apoio se tornam acessíveis aos alunos do curso, que poderão realizar ensaios experimentais e utilizar os laboratórios da Unidade. No médio prazo, é vislumbrada a criação do doutorado, o que permitirá cumprir uma meta da UVA, segundo afirmação da coordenadora do mestrado, Ângela Vasconcelos.

O Workshop é uma das ações finais do Procad, que teve início em 2009 e já promoveu a vinda de 18 docentes do PPG da Esalq/USP ao longo de quatro anos. Participaram do evento o corpo docente do mestrado em Zootecnia e também os alunos, que contribuem no direcionamento das ações. Ainda em 2012 será realizado o II Workshop.

Evandro Holanda acredita que os PPGs permitem a interiorização da ciência e tecnologia. Sobral hoje é referência em pecuária de pequenos ruminantes no Nordeste e o curso é uma oportunidade de ampliar ainda mais o conceito. Ele reitera: “A Embrapa entende a responsabilidade de estar comprometida com o mestrado em Zootecnia, que é o primeiro neste modelo autorizado pelo Conselho de Administração da Empresa e que serviu de base para a recente criação de outros programas de pós-graduação.”

Carolina Rodrigues

Embrapa Caprinos e Ovinos

MTB 11055-MG

carolina@cnpc.embrapa.br

(88) 3112-7485

Nenhum comentário:

Postar um comentário