Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Embrapa conclui capacitação sobre ovinos de corte para técnicos multiplicadores do Senar

 

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a Embrapa reuniu os técnicos multiplicadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para o terceiro módulo do curso de capacitação continuada sobre ovinocultura de corte, realizado na fazenda experimental do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Campo Grande (MS). A iniciativa proporcionou o nivelamento de informações entre os técnicos que atuam em 13 estados e o aprendizado de novas tecnologias, capazes de minimizar dificuldades nos sistemas de produção e no manejo, ampliar a rentabilidade e reduzir os impactos ambientais.

A aproximação dos técnicos entre si e com os pesquisadores da Embrapa gerou oportunidades para troca de experiências e criou um ambiente favorável a futuras consultas técnicas. Além disso, permitiu à Embrapa identificar necessidades de novas tecnologias. Vinícius Guimarães, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, destaca: “Conseguimos fazê-los entender que a Embrapa está junto deles e deixá-los a vontade para nos contatar. Por outro lado, nós enxergamos de fato que nossas tecnologias atingem os produtores.”

Os dois primeiros módulos do curso foram realizados nos meses de março e abril, em Sobral (CE), nas instalações da Embrapa Caprinos e Ovinos, com palestras e atividades práticas, que incluem visitas a propriedades rurais e aulas em campo, além de apostilas próprias. O terceiro módulo, que reuniu os participantes no Núcleo Centro-Oeste, localizado na área da Embrapa Gado de Corte, foi conduzido por pesquisadores de três unidades da Empresa – Caprinos e Ovinos, Gado de Corte e Pecuária Sul –, que contemplaram os sistemas de produção e as práticas de manejo adequadas às regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, com ênfase para a fase de recria e a terminação de ovinos. Além disso, foram abordadas questões referentes ao mercado de carne e processos e sobre avaliação econômica de sistemas de produção.

O curso recebeu ótima avaliação dos técnicos multiplicadores, que puderam desenvolver uma visão sistêmica sobre a ovinocultura de corte. Até mesmo os que detinham maior conhecimento anterior à capacitação mantiveram alto nível de interesse durante os módulos, devido à oportunidade de discutir práticas e conhecer tecnologias novas. O curso foi realizado por meio de parceria para cooperação técnica firmada entre Embrapa, Senar e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). As atividades foram gravadas e serão disponibilizadas no sistema de educação a distância do Senar. Posteriormente, serão oferecidos encontros de reciclagem, seguindo a proposta de educação continuada.

Carolina Rodrigues

Embrapa Caprinos e Ovinos

MTB 11055-MG

carolina@cnpc.embrapa.br

(88) 3112-7486

Nenhum comentário:

Postar um comentário