Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ciro em Sobral no Ciclo de Debates

 

DSCF0898

Por mais de uma hora Ciro Gomes falou para uma plateia atenta. O tema acima foi a referência, mas falou de quase tudo, dos conceitos de economia antigos e de hoje, do que deu certo e do que deu errado, como o neoliberalismo.  Falou  de momentos da história  europeia e também da americano no passado recente. O ponto principal destacado por ele foi que, um Estado para se desenvolver precisa de: Planejamento, poupança e mão de obra qualificada. Citou que é mais importante ter tecnologia do que grandes fábricas. Durante a exposição exemplificou casos de crescimento planejado, como o da Coreia do Sul, em poucas décadas se transformou país industrializado com várias marcas globais de automóveis, diferente do Brasil que não tem nenhuma. No caso da poupança, citou a China, que tem o dobro da poupança brasileira e investe no seu desenvolvimento econômico bem planejado com metas em escala global, mesmo explorando sua mão de obra barata. Como exemplo de mal gestão da economia  citou a Europa e mais especificamente a Grécia, com seis meses sem governo e sem perspectiva de melhora rápida. Segundo ele, o problema da Europa é a falta de ´política e políticos progressistas, ou seja, não neoliberais. Sempre fala que no Brasil falta prioridade  na Educação, na formação de mão de obra, no planejamento da Previdência Social, onde menos de duas pessoas na ativa tem que manter um aposentado, não se preocupa com a fuga de poupança e não prepara para substituição de importação, mesmo naquelas tecnologias em que as patentes estão vencidas.

Com mais de trinta anos de vida pública e um longo tempo de conferencista, Ciro detém um grande volume de informação que jorra com muita facilidade numa linguagem simples e de fácil entendimento pelo público ouvinte. As críticas e as soluções apresentadas por ele me fazem ficar pensando o porque de ele não estar à frente de alguma pasta de governos do seu partido ou encabeçando o núcleo gestor de alguma multinacional. Será que ele prefere ficar criticando e sugerindo soluções? Como um filósofo que tem solução para todos o problemas, dos outros.

De qualquer maneira vale apena assistir suas palestras.

DSCF0900

Na mesa do evento estavam: Rivônio Morais, Superintendente do BNB no Ceará; o Reitor da UVA, Colaço Martins; João Bosco Freitas Cordeiro, Presidente da FUNCEPE,Clodoveu Arruda, Prefeito de Sobral; Ciro Gomes, Palestrante; Daniela Costa, Superintendente da CDL de Sobral e o Procurador do município de Sobral, o Sr. MenescalDSCF0902

Plenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário