Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Embrapa e Prefeitura assinam protocolo de intenção do projeto Cordeiro de Sobral

 

Na próxima quinta-feira (14), Embrapa e Prefeitura de Sobral assinam o protocolo de intenção de convênio para cooperação técnica no desenvolvimento do projeto Cordeiro de Sobral. A cerimônia será às 8h, no Auditório do Paço Municipal de Sobral. O projeto terá duração de três anos, renováveis por mais dois anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável da cadeia produtiva da ovinocultura de corte no Município e no Território da Cidadania de Sobral, desde o produtor rural até o consumidor final.

O protocolo de intenção se baseia em duas linhas, que levarão à assinatura do contrato no prazo limite de 180 dias. A primeira diz respeito à realização de estudos de viabilidade mercadológica, técnica, econômico-financeira e jurídica. A segunda linha trata da assessoria recíproca entre as partes na busca de parceiros para viabilizar e/ou financiar as ações.

O projeto Cordeiro de Sobral tem em vista uma oportunidade de mercado da região, que apresenta perspectivas promissoras para a ovinocultura de corte em função de fatores como a existência de solos e clima adequados ao cultivo de forrageiras de qualidade, a disponibilidade de recursos hídricos e a existência de serviços e políticas de apoio à atividade, além de sua localização estratégica, que permite fácil acesso ao mercado consumidor.

Essas condições tornam possível a oferta de carne ovina durante todo o ano, desde que seja organizada a cadeia produtiva, com associação de produtores, capacitação técnica e incorporação de tecnologias para aumento da produtividade. A organização pode refletir em melhorias no sistema de produção, no processamento da carne ovina e na comercialização.

Carolina Rodrigues
Jornalista / MTb 11055-MG
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Caprinos e Ovinos
www.cnpc.embrapa.br
(88) 3112-7485

Nenhum comentário:

Postar um comentário