Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TURISMO NÃO COMPARECEM AO TALKSHOW EM CAMOCIM/CE

 

Cruz. A Care, Comrádio do Brasil e Universidade Federal do Piauí realizaram um Curso de Extensão Universitária em Comunicação e Turismo Sustentável focando a Rotas das Emoções com o tema Nós Fazemos a Diferença na Rota das Emoções, que envolve o litoral dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, incluindo 14 municípios: Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha e Chaval no Ceará; Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba no Piauí; Araioses, Barroquinha, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutoia no Maranhão que incluem os centros turísticos de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lenções Maranhenses. O curso teve inicio dia 6, quando fomos saudados pelo Pe. Francisco Evaldo Carvalho Carneiro e o encerramento dia 9 no Centro de Treinamento São Francisco em Camocim.

clip_image002

clip_image004

Este curso faz parte do projeto Eu faço a diferença na Rota das Emoções e contou com a participação de 40 cursistas incluindo radialistas, blogueiros, jornalistas e universitários. Constava na programação aulas teóricas e praticas e um Talkshow que foi realizado no auditório do NAEC – Núcleo de Arte, Educação e Cultura – em Camocim.

O Curso foi financiado pela União Europeia e realizado em parceria com a Care, Instituto Comrádio do Brasil no Piauí e Universidade Federal do Piauí.

Para realização do Talkshow foram convidados os Secretários Municipais de Turismo dos Municípios de Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Chaval e Barroquinha, mas nenhum deles compareceu, embora alguns tenham confirmado presença. A ausência dos secretários provocou uma onda de protestos e descontentamento por parte dos promotores do evento e dos cursistas, principalmente dos radialistas e jornalistas que aguardavam este momento com muita expectativa, pois se tratava de uma oportunidade em que fossem feitos os devidos esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas pelos municípios em relação ao Turismo Sustentável na Rota das Emoções. A ausência dos secretários de turismo frustrou toda a Rede de Comunicadores da Rota das Emoções que ficaram sem as informações que todos queriam obter dos secretários. Jijoca de Jericoacoara não teve representante no curso. O Prefeito de Camocim Chico Vaulino (PP) esteve no local do Talkshow por cerca de 6 minutos, mas retirou-se antes do inicio do evento confirmando a presença da Secretária de Turismo que não compareceu. Participaram do Talkshow o Superintendente de Cultura de Camocim Eglauber Lima e o Coordenador de Turismo de Baroquinha Senhor Cassimiro da Costa e a professora Andreá da Escola de Turismo de Camocim, uma jovem de Piripiri – PI. A Rádio 6 de Abril, em Cruz, e outras emissoras transmitiram o evento que foi articulado pelo veterano do rádio Inácio Santos.

clip_image006

A equipe de instrutores era formada por João Martins da Care, Simone Cristina Putrick (coordenadora do curso), Jessé Barbosa da Silva (Radialista e Jornalista), Ben Rholdan Sousa Pereira (Jornalista e Relações Públicas), Iraildon Silva Mota (Jornalista e Relações Públicas) e outros.

Os meios de comunicação deram ampla cobertura ao evento que foi muito proveitoso e abriu novos horizontes sobre a Rota das Emoções. Uma pesquisa havia confirmado que 80% da população do entorno e dentro da área desta rota não entendia nada sobre Rota das Emoções.

Outros cursos e eventos estão agendados para dar continuidade a este trabalho que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de um Turismo Sustentável na Rota das Emoções, principalmente destacando a mídia como formadora de opinião.

clip_image008

Os radialistas retornaram às suas cidades com o compromisso de continuar este trabalho para o desenvolvimento de um Turismo Sustentável que possa garantir o envolvimento de todos que integram a Rota das Emoções.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário