segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lagoa arromba e causa prejuízo em Traíri

A comunidade da localidade de Barrinha, em Trairi, distante 123km de Fortaleza, ainda contabilizava na manhã de ontem (domingo) os prejuízos causado por uma enxurrada, provocada por um rompimento da lagoa do Piancó. De acordo com o vendedor ambulante João Lúcio, o fenômeno natural aconteceu por volta das 9h de sábado. "Eu estava aqui nas proximidades quando eu ouvi um barulho forte. Quando subi nas dunas deu para ver que a lagoa tinha arrombado", contou Lúcio que ontem voltou ao local da tragédia.
Prejuízo mesmo teve o agricultor Francisco Gordiano Sobrinho. A casa que ele mora fica no percurso por onde a água abriu o caminho. "Perdi muita coisa. Eletrodoméstico, fogão, móveis e galinhas. Além da plantação de cana e côco que ficou soterrada", disse Gordiano. Ele calcula que vai precisar de uns R$ 12 mil para recuperar tudo.
A chuva foi passageira e segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu apenas 15mm. Mas o suficiente para fazer transbordar a lagoa do Piancó. As conseqüências do arrombamento podiam ser visto ainda um dia após a tragédia. Árvores foram arrancadas e aterradas; plantações devastadas e casas inundadas. Para a dona de casa Celina Martins os prejuízos podem chegar a R$ 2,5 mil.
Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário