A usina de biodiesel da Brasil Ecodiesel, em Crateús, no sertão central cearense, fechou suas portas por problemas financeiros e ambientais. Inaugurada, em janeiro de 2007, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a unidade estava parada havia seis meses. Tinha capacidade instalada de produção para 10 milhões de litros de óleo/mês, mas desde a sua inauguração apresentava problemas em adquirir matéria-prima. Recentemente, suas ações despencaram.
De acordo com o prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva Beserra, a empresa teve seus problemas agravados com a queda do valor das ações na Bolsa de Valores. Começou operando com a ação avaliada em R$ 12 e agora estava em apenas R$ 0,80. O fechamento da unidade foi anunciado na Assembleia Legislativa do Ceará, pelo deputado Hermínio Resende. Segundo ele, a empresa estaria inclusive com as contas de água e luz atrasadas.
Por Wilson Gomes
Para a Empresa de Biodisel foi muito fácil encontrar uma solução para as suas dificuldades: FECHA! Mas para os agricultores que fizeram um longo e dispendioso investimento com broca, cerca, tratos culturais, colheta, etc. O que irão fazer? Qual a solução para a situação deles? Quem vai comprar a próxima safra? É fácial substituir uma cultura de ciclo longo por outra de forma imediata? O pau só quebra na cabeça do menor.
ResponderExcluir