Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Petistas destacam importância histórica do encontro entre o Papa Francisco e Lula


Arte: Claudia Barreiros

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na terça (11) para Roma, onde se encontrará com o Papa Francisco, no Vaticano, nesta quinta-feira (13). No encontro intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, Lula debaterá entre outros assuntos, as desigualdades sociais, a intolerância, o combate à fome e à miséria e o processo de injustiça e perseguição jurídica (lawfare) sofrida pelo ex-presidente brasileiro.

Para os parlamentares da Bancada do PT na Câmara Patrus Ananias (PT-MG), Padre João (PT-MG) e Odair Cunha (PT-MG), o encontro entre os dois líderes mundiais, que dedicam suas vidas pelas causas sociais e lutam por justiça e igualdade entre os povos, é de uma simbologia ímpar.

O deputado Patrus disse que é muito importante que todos lembrem que há um ponto de encontro entre a política e a tradição cristã naquilo que ela tem de maior e mais permanente – também sintetizada pelo Papa Francisco – que são os valores éticos relacionados com a vida, com a justiça, e com a dignidade da pessoa humana. “Então, é fundamental nesse momento, esse encontro, essa síntese entre a tradição cristã e os compromissos de uma boa política a serviço dos interesses coletivos”, analisou o petista.

Ex-ministro de Combate à Pobreza e à Fome no governo Lula, Patrus destacou a convergência de ideias de Lula e do Papa Francisco em defesa dos oprimidos. “Eles têm pontos convergentes muito fortes. O compromisso com os pobres, com a justiça social e com uma política a serviço da vida e do bem comum que foi a marca do governo do nosso presidente Lula”, disse, orgulhoso.

O deputado Padre João observou que esse momento é importante por se tratar de duas maiores lideranças políticas do mundo. Ele lembrou que de um lado, o presidente Lula provou ao mundo que é possível reduzir a pobreza, a desigualdade e promover o desenvolvimento sustentável e erradicar a fome e a miséria. Do outro lado, explica o deputado, o Pontífice com sua Carta Encíclica – “Laudato Si” ou Louvado Seja, que critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, e faz um apelo aos cristãos para cuidar da criação e não ignorar as feridas da Mãe Natureza.

Padre João fez questão de destacar uma frase do Papa Paulo VI reproduzida pelo Papa Francisco no encontro Mundial da Juventude: “A política é forma sublime de exercer a caridade”.

Profeta

Já o deputado Odair Cunha afirmou que o Papa Francisco tem uma “posição de profeta” quando denuncia as injustiças no mundo, e ao criticar e combater o uso do aparelho de Estado para perseguir pessoas e disseminar o ódio. Esse encontro, segundo ele, “é um gesto de profetização do Papa em receber o presidente Lula”.

Pelo Twitter o deputado Pedro Uczai (PT-SC) escreveu que a notícia que repercute esta semana no mundo, na América Latina e no Brasil, é o maior líder religioso do mundo, o Papa Francisco receber o ex-presidente Lula para discutir a pauta da economia e da fome no mundo, da miséria e da pobreza. O parlamentar lembrou que quando Lula foi presidente do Brasil desenvolveu o maior programa do mundo em redução da pobreza e da miséria. “Por isso que o Papa Francisco recebe o ex-presidente Lula, para discutir o futuro do planeta”.

Benildes Rodrigues

Fonte: https://ptnacamara.org.br/portal/2020/02/12/petistas-destacam-importancia-historica-do-encontro-entre-o-papa-francisco-e-lula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário