Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

COMISSÃO DA CÂMARA SOLICITA À PGR QUE APURE DENÚNCIAS CONTRA AÉCIO

Minas 247 - O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), solicitou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apure denúncias contra o senador Aécio Neves que apontam desvio de dinheiro público oriundo da extração de nióbio, no período em que o tucano era governador de Minas Gerais.
O esquema teria envolvido estatais mineiras como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerias (CODEMIG) e da Cia. Brasileira de Metalurgia & Mineração (CBMM). A denúncia foi realizada pelo jornalista Marco Aurélio Flores Carone na audiência pública "Violações de Direitos Humanos de Jornalistas", no próprio colegiado, em novembro de 2016.
A audiência abordou a perseguição sofrida pelo jornalista devido as denúncias que realizou contra o governo mineiro, que resultaram na cassação do registro do seu jornal e na prisão de Carone por nove meses, em período concomitante ao da eleição presidencial de 2014, em que Aécio foi derrotado no segundo turno por Dilma Rousseff. Cinco dias depois do segundo turno, o jornalista foi libertado e posteriormente absolvido no processo que originou sua prisão.
No ofício enviado pela CDHM ao procurador-geral da República, Padre João ressalta que o pedido está sendo feito para "avaliar e investigar as denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos humanos", uma das principais atribuições da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Durante a audiência, Carone entregou documentos comprobatórios das denúncias de fraude e desvio de recursos públicos, que foram anexadas ao ofício, junto com a íntegra das notas taquigráficas.
"Atentos à gravidade dos fatos, solicitamos a Vossa Excelência que examine os documentos no anexo e as denúncias feitas na audiência pública para, no âmbito das suas competências, promover a devida apuração e consequente responsabilização dos agentes envolvidos", diz o deputado Padre João no texto enviado ao procurador Rodrigo Janot.
Confira aqui o ofício.
http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/278867/Comiss%C3%A3o-da-C%C3%A2mara-solicita-%C3%A0-PGR-que-apure-den%C3%BAncias-contra-A%C3%A9cio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário