Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TESTES RÁPIDOS DE HIV E SÍFILIS CHEGAM AO COAS DE SOBRAL.

 

Gestantes e os parceiros sexuais agora terão acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e outras doenças dentro dos serviços do SUS.

O processo de testagem rápida nos serviços de saúde para diferentes doenças iniciou-se ano passado com a realização da primeira etapa de capacitação 600 multiplicadores pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. O objetivo é treinar profissionais de saúde para implantar a testagem rápida para sífilis, hepatites B e C e HIV já em 2012 não só na atenção básica mas em todos os serviços de saúde.

Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004. Atualmente, no país, 345 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam o teste rápido anti-HIV. Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue do paciente tem o seu resultado. Todo o processo é confidencial.

Em 2011, as 27 unidades da federação receberam 2,3 milhão de kits para realização dos testes rápidos de HIV.
Quem quiser realizar teste rápido procure o COAS, na Rua Maria Monte, 468- Próximo a Subestação da COELCE, no telefone (88) 3611-4249
Fonte: setor de comunicação da Sec. Saúde - PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário