Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

“MUNICÍPIO DE CRUZ ÉS CHAMADO, FORÇA VIVA DA “TERRA DA LUZ””

 

clip_image002

 

Cruz. O município foi criado pela Lei Estadual Nº 11.003, de 14 de janeiro de 1985 e instalado em 1º de janeiro de 1986. Desmembrado do município de Acaraú, passou a ser mais uma estrela á brilhar no cenário geopolítico do Estado do Ceará. Instalado o município, com a denominação de Cruz, uma nova fase passa a ser descrita e vivida pela população do município recém-criado. Os carros começam a circular exibindo o nome

Bandeira do município de Cruz CRUZ em suas placas. O progresso, aos pouco, vai se instalando no município. Surgem novos prédios escolares, estradas vicinais, postos telefônicos são instalados na sede e zona rural, praças, calçamentos, postos de saúde, poços profundos, biblioteca, eletrificação rural e urbana, hospital, abertura de ruas, telefones fixos, antena parabólica, construção do Centro Administrativo e abastecimento d’água da sede e várias comunidades rurais.

Cruz começou a ser destaque no cenário estadual. Município novo, povo vaidoso, a euforia tomava conta da população, o comércio se expandia, o acesso às comunidades rurais tornava-se mais fácil com a abertura de novas estradas e a energia elétrica começava a iluminar as residências rurais e urbanas. Com a instalação de uma repetidora de TV, as famílias passaram a ter diversão, notícias e entretenimento através dos televisores, alguns em praças públicas.

O sistema de habitação foi um dos que mais evoluiu. Se a maioria da população habitava casas de taipa ou de tijolos crus, hoje, este tipo de habitação quase não existe mais. O que se ver são casas de alvenaria com piso de cerâmica e bem mobilhadas, seja na sede ou na zona rural.

O Distrito de Jericoacoara, que havia se emancipado junto com o Distrito de São Francisco da Cruz, iniciou uma campanha de emancipação e foi desmembrado de Cruz em 1990. No acordo para emancipação, Jijoca perdeu as comunidades de Formosa, Cavalo Bravo, Caiçara, Córrego dos Ana, Lagoa dos Monteiros, Aroeira, Solidão, Córrego da Forquilha, Sambaíba, Paraguai e Córrego das Panelas que pertenciam ao Distrito de Jericoacoara. Cruz ficou com 10 km de praias – Preá, Formosa e Mangue Alto e uma área de 330 km².

Com a construção de Postos de Saúde da Família e prédios escolares na zona rural, eletrificação, telefonia rural e posto de identificação para emissão de documentos facilitou muito e melhorou a qualidade de vida da população que, hoje, já chega a 23.000 habitantes.

“Deus conserve no povo cruzense,

o ideal de crescer e servir,
pra que esta unidade cearense,

fortaleça no seu progredir,
o direito que a todos pertence,

de viver, de lutar e sorrir.”

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário