Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Profetas da chuva dizem que o inverno vai atrasar

 

NE - É claro. Já estamos em pleno Janeiro e nada de chuvas, nem é preciso ser profeta pra saber disso...
Os prognósticos são realizados com base em elementos da natureza que os cerca Reunidos em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, os profetas da chuva anunciaram as previsões para 2012.
No XVI Encontro de Profetas da Chuva, ontem, em Quixadá, 13 dos 24 profetas e três profetisas anunciaram suas previsões e apontaram como tardio o início da quadra invernosa. Plantar somente a partir da segunda quinzena de março foi o alerta aos agricultores. Basearam seus prognósticos em vários elementos da natureza, como animais, insetos e também nos astros. Apenas dois foram pessimistas: Antônio Queiroz e Renato Lino, ambos de Quixadá. Este último não viu nos cupins um bom sinal. As asas dos insetos não estão crescendo, portanto não há motivo para se preocuparem com aguaceiros: "Se não tem água não tem chuva".
Dessa vez, além de Quixadá, Itatira foi a cidade com o maior número de representantes. Onze homens e uma mulher, a técnica em enfermagem Maria de Nazaré de Oliveira, acompanharam a secretária de Agricultura daquele município, Claudia Almeida. Havia ainda profetas de Banabuiú, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Morada Nova e Piquet Carneiro.
O ex-oficial da Marinha Mercante, Luiz Gonzaga, veio de Camocim. Era o único a não se enquadrar entre os profetas. Se considera um pesquisador. De acordo com ele, ainda é cedo para confirmar o quadro invernoso no Ceará. "O período ideal está na segunda quinzena de fevereiro, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deverá se posicionar oficialmente. Ele, que foi o primeiro a se apresentar, utiliza como base a Zona de Convergência do Oceano Atlântico e outros 20 elementos indicadores. Mesmo assim previu inverno médio na região. E cada um, de forma descontraída, anunciava suas previsões, como a de José Nascimento, de Monsenhor Tabosa: "Quando o sapo canta tem bom inverno e, neste ano, se tá cantando, tem, e dos bons".
Neste ano, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, prestigiaram o evento.
ALEX PIMENTEL
Colaborador do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário