Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Leilão de animais da Embrapa Caprinos e Ovinos supera expectativas

Criadores experientes e também iniciantes no ramo participaram do leilão de animais promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos, no último dia 2 de abril. Dos 91 caprinos e ovinos colocados à venda, apenas dois reprodutores da raça Saanen não foram vendidos.

Na abertura do leilão, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda, falou que o objetivo do evento é transferir tecnologia, "conscientizar o produtor de que os animais bons são aqueles que apresentam boa produtividade, resultados, não apenas beleza". Ele também ressaltou o trabalho de melhoramento genético que está sendo feito na Embrapa e a recente contratação de novos pesquisadores para esta área.

Um diferencial apontado pelos participantes do leilão foram as informações sobre os animais que eram dadas pelo pesquisador Octávio Morais a cada lote apresentado. "Isso dá um respaldo maior aos compradores", afirma a secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto. Para ela, os leilões que a Embrapa promove são uma forma de melhorar a genética do rebanho na região. "A chancela da empresa confere credibilidade à genética dos animais".

Entre os compradores estava o proprietário do restaurante Lancelot, Antônio José (Totô), interessado em arrematar reprodutor da raça Somalis Brasileiro. Segundo ele, a carne de ovino é a mais nobre de todas. "É o meu forte no restaurante, vendo mais que camarão. Toda semana vendo dez carcaças (cerca de 150 kg) de carneiro e quando não tem os clientes reclamam", afirma.

Para o presidente da Associação dos Criadores da Região Norte, Carlos Calixto, o leilão da Embrapa foi um dos melhores entre os que ele participou nos últimos tempos. "Os animais são de primeira qualidade e nos melhores padrões. As informações que o pesquisador passa para gente ajudam a saber a procedência e a genética dos animais".

O criador Francisco Adauto Moreira Alves está iniciando agora na atividade e participou pela primeira vez de um leilão. Arrematou um lote e acha que a Embrapa deveria realizar eventos como esse com mais frequência. Empregado da Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI), Adão Cabral veio disposto a arrematar alguns lotes, mas os valores ficaram acima das suas expectativas. "Acabei não levando nada, os lances estavam muito altos".

De acordo com o responsável pela organização do evento, Edilson Mendes, vários interessados ligaram de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí buscando mais informações sobre o leilão. Na avaliação de Mendes, os resultados foram acima do esperado. "Tivemos compradores de Mossoró, Recife e Teresina. A quantidade de pessoas foi o dobro do ano passado, a nossa avaliação é muito positiva".

Texto e foto:

Adriana Brandão
Jornalista - Embrapa Caprinos e Ovinos
MTb CE01067JP
(88)3112.7503

Nenhum comentário:

Postar um comentário