Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sobral terá trem de supefície

Sobral. A população deste município na região norte do Estado vê por mais uma vez adiado o projeto de implantação do sistema de transporte coletivo urbano. O projeto que se encontrava em fase de conclusão deverá sofrer várias modificações e mais uma vez adiado. O motivo, de acordo com o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, é que o governador do Estado, Cid Gomes, em parceria com o Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), estuda a implantação, neste município, de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri.Na última semana, o secretário executivo da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), João Alencar e Fernando Antônio Carneiro, do Ministério das Cidades, acompanhados de técnicos do Metrofor, estiveram no município para estudar a idéia da implantação do metrô de superfície, que também é conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população. Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. O novo sistema de transporte tinha como data prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2009.
Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas. “Tudo feito cientificamente e com pesquisas, identificando os pontos de paradas de ônibus e terminais. Tudo de acordo com as normais nacionais neste setor”, esclareceu o prefeito Leônidas.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário