Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2017

CAIXA DOIS ELEITORAL É ANTESSALA DA CORRUPÇÃO, DIZ PROCURADOR

Marcelo Camargo/Agência Brasil Nicolao Dino, vice-procurador geral eleitoral, afirma que o "caixa dois é a antessala da corrução".
Para ele, a legislação brasileira dificulta a investigação desse tipo, sendo necessária uma mudança. Dino defende a proposta contida no projeto das dez medidas contra a corrupção, que tramita no Congresso.
As informações são de reportagem de Letícia Casado na Folha de S.Paulo.
"Ele disse ainda que o caixa dois provoca uma série de consequências para a sociedade, que vão do não pagamento de tributos à facilitação da lavagem de dinheiro. Em uma campanha eleitoral, afirma, favorece o abuso de poder econômico, dando vantagens no processo de "cooptação ilegal" de eleitores.
Dino é um dos candidatos à sucessão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em setembro".
"O caixa dois é utilizado por empresas e pessoas para movimentar recursos sem a devida contabilização. Em uma empresa, por exemplo, é dinheiro que não fica registrado na contabilidade oficial da pessoa jurídica e, portanto, não está submetido a mecanismos de auditoria e nem à carga tributária.
Transpondo para o âmbito eleitoral, o caixa dois nada mais é que o recurso que ingressa em um partido ou determinada campanha e não é devidamente contabilizado para fins de quantificação das despesas. Ou seja, é um recurso camuflado que pode ser gasto à revelia de quaisquer mecanismos de controle.
O caixa dois favorece em muito o abuso de poder econômico e as práticas de corrupção eleitoral. E pode escamotear uma relação de troca de favores. É destinação a uma campanha mas, na realidade, se trata de uma retribuição por favor já feito ou a ser feito", afirmou.
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/292026/Caixa-dois-eleitoral-%C3%A9-antessala-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-diz-procurador.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário