Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NOTÍCIAS DO MUNICÍPIO DE CRUZ

 

Reunião do Território em Acaraú

Dia 14 de outubro, os membros do Núcleo Dirigente do Território Litoral Norte estiveram reunidos no Auditório da Câmara Municipal de Acaraú para tratar de vários assuntos, inclusive, a discussão dos preparativos da Conferencia Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural que ficou acertado que o Município de Cruz sediará a Conferência do Território dia de dezembro.

clip_image002

O Território Rural Extremo Oeste, doravante, por determinação da SEPLAG, passou a denominar-se Território Litoral Norte, reconhecido pelo Ministério desde 2014, e teve a inclusão do Município de Itarema, que pertencia ao Território do Vale do Curu.

Participaram da reunião territorial o Engenheiro Agrônomo Aurélio Magno Lopes de Oliveira representante da SDA, representantes dos Sindicatos Rurais, EMATERCE, Professor José Osmar Fonteles e vários segmentos da Organização da sociedade Civil.

A Comissão Organizadora da Conferencia Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural, formada para tratar da organização da Conferencia Territorial a ser realizada em Cruz, dia 03 de novembro, ficou assim constituída: João Paulo Maciel Chaves (Chaval), Ariane Franklin Chaves (Granja), Almiro Sisnande de Sousa (Martinopole), Clerto Anacleto e Rodrigues Diogo (Uruoca), Antonio dos Santos de Oliveira Lima e Carlos César de Carvalho (Cruz), Ronaldo Miranda de Oliveira e Liduina (Acaraú), José Otacílio Moraes Neto (Bela Cruz), Maria Eunice dos Santos (Marco), Pauleme Maria dos Santos Araújo (Morrinhos), Thiago Silva Bezerra (Sobral), Maria da Conceição do Nascimento e Claudia Maria Avelino (Assessoras do Território Litoral Norte).

Curso de Pães em Cavalo Bravo

clip_image004

Nutricionista Carliane - SENAR

A comunidade de Cavalo Bravo, 16 /10, distrito de Caiçara, Município de Cruz, encerrou, com grande estilo, o Curso de Produção Artesanal de Pães promovido pelo SENAR em parceria com a Secretaria de Agricultura de Cruz e a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cavalo Bravo.

Dezesseis alunos participaram do curso que foi orientado pela instrutora do SENAR Nutricionista Carliane Vanessa Vasconcelos que ministrou o curso alternando teoria e prática, durante quatro dias, de 13 a 16 de outubro.

clip_image006

Na solenidade de encerramento, vários produtos foram apresentados como resultado da habilidade dos cursistas que provaram ter aprendido e feito o dever de casa.

Vários tipos de bolos e pães foram degustados pelos presentes que aprovaram a boa qualidade dos produtos.

Foram convidados a participar do evento de encerramento o Secretário de Agricultura Carlos César, Vereador José Ivan Félix e o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC – Dr. Lima.

clip_image008

A Instrutora Carliane foi agraciada com uma peça de artesanato feita pelas mulheres da comunidade.

Visita à Comunidade de Iús.

Dia 19/10, estive visitando a comunidade de Iús, Município de Acaraú, para conversar com os Remanescentes dos Quilombolas da Comunidade dos Iús sobre a questão de Gênero para inclusão no Território Litoral Norte.

Uma reunião bastante proveitosa, quando tivemos a oportunidade de debater outros assuntos de interesse da comunidade.

Reunião do CONDEMA

clip_image010

Nesta terça-feira, 20, estiveram reunidos, no Auditório Municipal do Centro Administrativo de Cruz, os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA – que, entre outros assuntos, tratou da VIII Marcha do Vale que este ano será realizada na Cidade de Jijoca de Jericoacoara, dia 15 de novembro, com início às 15hs.

clip_image012

Os membros do Conselho receberam a certificação de posse para o biênio 2015/2017.

Estiveram presentes representantes da Organização da Sociedade Civil, Igreja, ICMbio, Prefeitura e Secretaria de Educação do Município.

O Conselho é Presidido pelo Vereador Chiquinho Sousa e Jaqueline Sousa é a Secretária Municipal do Meio Ambiente.

Reunião do Comitê de Bacia

Dia 27/10, os membros do Comitê de Bacia do Acaraú – CBH, estará participando da 38ª Reunião Ordinária no Auditório do IFCE, Centro, Sobral.

clip_image014

Kamylle - COGER

A reunião seguirá a seguinte pauta:

Situação Hídrica do Ceará, Ações de Enfrentamento da Seca, Comitê Integrado de Combate à Seca, Capacitação 2015, Calendário de Reuniões 2016, Encontro Nacional de Comitês, Ações de Revitalização do Rio Acaraú e encaminhamentos.

A Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz estará representada na pessoa de seu Presidente Engenheiro Agrônomo Antonio dos Santos de Oliveira Lima, membro do Comitê.

O Comitê de Bacia tem como atual Presidente o Senhor João Marcelo de Andrade Alves.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário