Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cunha é denunciado ao Conselho de Ética

 

:

13 de Outubro de 2015 às 15:58

247 - O PSOL entregou nesta terça-feira 13 um requerimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar.

"Espero que ele (Cunha) tenha vida curta (na presidência da Câmara)]. Espero que ele seja Cunha, o breve", disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). A bancada é liderada por Chico Alencar (PSOL-RJ).

O partido anexou à representação o ofício da Procuradoria Geral da República confirmando a existência de contas abertas em nome de Cunha e seus familiares na Suíça, por onde passaram ao menos R$ 23 milhões.

A partir da representação do PSOL, haverá a abertura de investigação contra Cunha, para apurar supostas irregularidades cometidas pelo deputado. Ele pode ser punido com apenas uma advertência ou ter seu mandato cassado.

O PSOL conta com o apoio de 38 deputados, sendo 30 deles filiados ao PT. Pedido pela cassação de Cunha também conta com o apoio de parlamentares do PPS, Pros e PSB.

Abaixo, reportagem da Reuters:

PSOL pede cassação de Cunha ao Conselho de Ética da Câmara
BRASÍLIA (Reuters) - A bancada do PSOL apresentou nesta terça-feira ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedido de cassação do mandato do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A representação baseia-se não só em delações premiadas em que Cunha é acusado de receber propina do esquema investigado pela operação Lava Jato, mas também na confirmação, dada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de que o presidente da Câmara tem contas em seu nome e em nome de familiares na Suíça, o que ele havia negado em depoimento na CPI da Petrobras.

Segundo o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a situação de Cunha é "insustentável" e já não permite que ele presida sessões na Casa. Para Valente, Cunha mentiu quando, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, afirmou não ter nenhuma conta no exterior além da inserida em sua declaração de Imposto de Renda, o que configuraria quebra de decoro parlamentar.

"Eu espero que ele tenha vida curta, que seja Cunha, o breve", afirmou o deputado do PSOL. "Até os partidos de oposição de direita pediram a saída do Eduardo Cunha", disse, referindo-se a nota divulgada no fim de semana em que partidos de oposição defendem que Cunha deixe a presidência da Câmara.

Na semana passada, em documento encaminhado ao PSOL, a PGR confirmou a existência das contas em nome de Cunha e familiares na Suíça e afirmou que elas estão bloqueadas, após investigação do Ministério Público suíço que apurava crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

O Ministério Público da Suíça transferiu para o Brasil uma investigação que relata supostas contas bancárias em nome de Cunha e familiares.

O presidente da Câmara já foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que o acusa de receber propina em suposto esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Lava Jato.

Além do PSOL, parlamentares de outras legendas assinam a representação.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/200766/Cunha-é-denunciado-ao-Conselho-de-Ética.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário