Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PF vai investigar espionagem do Governo Yeda contra a FAB

AYRTON CENTENO

A Polícia Federal entrou no caso da espionagem realizada a partir da Casa Militar do Governo Yeda Crusius (PSDB). Ontem, a PF abriu inquérito para apurar indícios de violação de sigilo de autoridades federais. O juiz Guilherme Pinho Machado, da Vara Federal, citou a Força Aérea Brasileira (FAB) como exemplo de possível alvo da investigação clandestina a partir do Palácio Piratini. Dados sigilosos da área de inteligência do 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), que tem jurisdição sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também teriam sido acessados através do Sistema de Consultas Integradas. Ignora-se a motivação da bisbilhotagem.

    Também nesta terça-feira, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul reagiu às manifestações da governadora que, no “blog da yeda”, havia criticado veladamente o promotor Amílcar Macedo, que responde pelo caso. Yeda pediu “um basta” para “cenas preparadas e programadas, c/ ações espetaculosas acompanhadas por dezenas de repórteres e câmeras de tv (…)”, criticando “os abusos de promotores do minis. públ. estadual” e advertindo que determinara à Procuradoria Geral do Estado “as ações cabíveis p/ representar contra erros funcionais de agentes do mpe e do tj.”

    Em resposta, uma nota da AMP/RS enfatiza que, “longe de traduzir ação espetaculosa ou representar qualquer ofensa a direitos dos cidadãos, as medidas adotadas pelo Promotor de Justiça têm assento em prerrogativas e atribuições próprias, alicerçadas em fatos concretos e decisões judiciais (…)”.

    No texto, a entidade afirma que “não medirá esforços para fazer cessar quaisquer manobras intimidatórias direcionadas a impedir a atuação do Ministério Público e de seus membros, inclusive com avaliação de medidas judiciais cabíveis”.

    O operador do Sistema de Consultas Integrados, sargento César Rodrigues de Carvalho, funcionário da Casa Militar do governo gaúcho e autor do acesso ilegal aos dados sigilosos, continua preso. Carvalho já afirmou que agiu obedecendo ordens  superiores. Empregando sua senha do sistema, Carvalho espionou o ex-ministro Tarso Genro, atual candidato ao governo estadual pelo PT, o coordenador de campanha de Tarso, ex-deputado Flávio Koutzzi, o senador Sérgio Zambiasi (PTB), o deputado federal Luis Carlos Busato (PTB), os deputados estaduais Stela Farias (PT) e Luis Augusto Lara (PTB), além de dezenas de jornalistas, advogados e policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário