Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

José Airton propõe emprego de tecnologias limpas na habitação


O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) apresentou proposta de indicação (nº 1877/2008) ao Poder Executivo para que o Ministério das Cidades priorize o emprego de tecnologias limpas nos programas habitacionais.

Para viabilizar a proposta de indicação, o deputado entende que devem ser criadas condições especiais de financiamento para a construção de conjuntos habitacionais, além da redução de encargos sobre a atividade e a ampliação de prazos para o investimento. O parlamentar sugere, ainda, a criação de linhas de financiamento para aquisição de equipamentos destinados à atualização tecnológica ou mesmo a exigência de instalações solares e sistemas de reciclagem de água na fase de construção dos prédios.

O deputado assinala que o setor habitacional pode empregar tecnologias limpas que minimizem a demanda por tecnologia e por matérias-primas, além de reduzir o índice de desperdício na atividade. A aplicação de tecnologias limpas deverá considerar, porém, as características naturais e socioeconômicas das localidades beneficiadas. Tais tecnologias, explica José Airton, seriam aplicadas ainda na fase de elaboração de projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais, com resultados positivos na redução de demanda por energia.

O uso de tecnologias limpas permite, segundo José Airton, o menor desperdício no emprego de materiais, bem como a adoção de soluções arquitetônicas que reduzam a necessidade de uso de ar condicionado, racionalizem o transporte dos materiais de construção, além do emprego da energia solar e reciclagem de parte da água utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário