Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2008

V Seminário de Educação traz o tema Histórias, Memórias e Identidade

"Educadores de toda a zona norte estarão reunidos no V Seminário de Educação do SESC em Sobral, que acontecerá de 15 e 16 de fevereiro, no Auditório da Escola Educar SESC. O V Seminário de Educação, que já faz parte do calendário de eventos do município, traz esse ano o tema: Histórias, Memórias e Identidade, trazendo a Sobral a professora Eliana Yunes, doutora em Letras e Linguística que ministrará palestra de abertura do evento, no próximo dia 15 de fevereiro (sexta-feira). No sábado, dia 16/02, acontecerão minicursos com temas voltados à literatura nas salas de aula de Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Como encerramento, haverá uma aula-show com Marcelino Câmara, renomado arte-educador brasileiro, compositor e diretor do grupo de teatro infantil Catavento. Inscrição no SESC Centro (Pça São Francisco) ou pelo telefone (88) 3611.0954/3611.3132.

O objetivo do Seminário de Educação SESC é contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores dos municípios da região norte do Ceará, através do Programa Educação. Por meio de palestras e minicursos, será proporcionada aos participantes uma visão mais ampla da produção científica e cultural no contexto das narrativas literárias e da oralidade. O público-alvo abrange educadores, estudantes de pedagogia e letras, bibliotecários escolares, mediadores de leitura e público em geral.

“As atividades oferecidas serão norteadas partindo do pressuposto que enquanto ouvimos e contamos histórias, incorporarmos valores, modos de pensar, sentir e agir e aprendemos mais sobre nós mesmos e também nos construímos como pessoa dentro de um grupo social. Mais uma vez destaca-se o importante papel do educador transformador e agente leitor na/da sociedade”, destaca a educadora Gleice Rodrigues, responsável pela coordenação do evento. O seminário irá sensibilizar os educadores para a necessidade de investir em sua própria formação profissional, de forma permanente, desenvolvendo as competências necessárias ao trabalho docente.

Na relação de minicursos estão temas como “Trabalhando com as narrativas na sala de aula de Educação de Jovens e Adultos”, “Narrativas de Tradição Oral: Fábulas, contos e causos, a Arte de Contar Histórias”, “Contos africanos, e outras narrativas na formação da identidade cultural”, “Trabalhando as narrativas na literatura universal e brasileira com o público juvenil”, “A Magia da literatura infantil: de Perrault à atualidade aprendendo a contar e encantar”, “O Admirável Mundo da Literatura de Cordel, Do particular ao coletivo”, “A Contação de histórias e suas relações com a história, à memória e a literatura” e “As Narrativas Orais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos”.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 15 de fevereiro
  • 17:30 h – Credenciamento com entrega de crachá e pasta.
  • Local: Escola Educar SESC
  • 18:30h - Abertura do V Seminário de Educação do SESC Sobral
  • 19h às 21h – Eliana Yunes com a palestra “Histórias, Memórias e Identidade".Graduada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, Especialista em Literatura infantil pela Universidad Complutense de Madrid, Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

    Dia 16 de fevereiro
  • Todos os minicursos estarão sinalizados.
  • 7:30h – Recepção e entrega do material do Minicurso na sala indicada.
  • 8h às 10h - Minicursos
  • 10h às 10h15min – Intervalo
  • 10h15min às 12h - Minicursos
  • 12h às 13h - Almoço
  • 13h 10 min às 15h - Minicursos
  • 15h às 15h15min - Intervalo
  • 15h15min às 17h - Minicursos
  • 16h às 17:30 h – AULA – SHOW DE ENCERRAMENTO COM MARCELINO CÂMARA."

Fonte: Sesc Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário