Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Coletiva sobre os tremores de terra

A Prefeitura Municipal de Sobral, realizou neste dia 19 de fevereiro, no auditório da prefeitura uma coletiva com a imprensa regional, sobre os tremores de terra que vêem acontecendo na região. Na ocasião se fizeram presente e foram integrantes da mesa, o Sr. Prefeito Municipal Dr. Leônidas Cristino, o presidente da Câmara municipal, Dr. Hermenegildo, o capitão do Corpo de Bombeiros de Sobral Sr. Maraes, o chefe do Laboratório Sismológico da Defesa Civil do Ceará Francisco Brandão Melo, o secretário de Infra estrutura do município de Sobral Sr. Irismas Azevedo, repórteres de fortaleza e região norte, polícia civil, delegados, integrantes do Greenpeace, entre pessoas da comunidade.

A coletiva iniciou com o pronunciamento do prefeito municipal que esclareceu sobre a vinda da equipe de pesquisadores do Laboratório Sismológico da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, que monitora toda a região norte brasileira, através do Projeto Novo Milênio. Falou também sobre o apoio que a defesa civil municipal e estadual em conjunto com o corpo de bombeiros estão realizando nas regiões mais atingidas. O Exmo. Prefeito municipal passou a palavra ao prof. Eduardo Alexandre de Menezes, chefe da equipe de pesquisa do centro de sismologia da UFRGN, que falou sobre a estação sismológica da Universidade e de um link que irá informatizar a cidade de sobral com o Laboratório da Instituição.

O chefe do laboratório Sismológico da Defesa Civil do Estado do Ceará fez diversas explanações sobre o assunto e sobre o apoio que a defesa civil vem prestando às comunidades locais, em sua síntese sobre o assunto, esclareceu algumas perguntas e colocou o telefone 199 à disposição da comunidade para eventuais dúvidas. Disponibilizou ainda para a região três equipes de psicólogas e assistentes sociais que estão nas comunidades a fim de acalmar e esclarecer sobre tais acontecimentos. Falou ainda sobre um possível plano de contingência mediante à necessidades locais.

A coletiva foi de grande valia, porém não respondeu à todas as perguntas dos presentes. O chefe da equipe da UFRGN diz que estamos sob duas grandes falhas, a Sobral Pedro II e a Café Ipueiras, e que os tremores estão acontecendo na sobral pedro II. Declarou ainda que o epicentro está há 22 km à noroeste do sismógrafo que está localizado na Embrapa Caprinos de Sobral. Segundo ele estudos feitos anteriormente constatam que a possível falha esteja a cerca de 12 km de profundidade da superfície. Enfatizou ainda que a equipe permanecerá até sexta feira na região, fazendo análises e estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário