Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

“A Escola Vai ao Cinema” abre agenda de exibição de filmes para as escolas

Já está aberto o período de exibição de filmes do projeto “A Escola Vai ao Cinema” do SESC, que tem fins educativos através do cinema. As escolas de Sobral podem agendar sua programação através do telefone 3611.0827, na Escola Educar SESC, no bairro do Junco. O Projeto “A Escola Vai ao Cinema”, implantado pioneiramente pelo Serviço Social do Comércio (SESC Nacional) em 2001, oferece ação educativo-cultural, interligando o cinema aos conteúdos curriculares das escolas. O SESC possui um acervo legal, assim todos os filmes são licenciados para exibição pelo projeto A Escola vai ao Cinema, bem como pelos demais programas do Sesc. (Para ver a lista de filmes, clique aqui!)

Com fornecimento de material de apoio pedagógico e realização de oficinas, o projeto atua diretamente na capacitação de alunos e professores, no que diz respeito à linguagem audiovisual e sua leitura crítica. Traz à tona a leitura consciente dos códigos audiovisuais, que comumente acabam sendo assimilados de forma mecânica no cotidiano. As oficinas propiciam, além da discussão dos temas e conteúdos apresentados nas produções, o exercício de expressar-se através da linguagem audiovisual.

Sempre antenado com seu tempo e comprometido com sua missão transformadora, o SESC concebeu o projeto “A Escola Vai ao Cinema” para apresentar a obra cinematográfica em três momentos: como instrumento de apoio pedagógico às disciplinas curriculares; como elemento de educação artística e prazer estético (formação de platéias e qualificação de público) e como meio de expressão e comunicação.

O projeto enfatiza a importância de o aluno desenvolver, a partir do cinema, o seu senso crítico, estético e cultural, a respeito de seu País, de sua história, do mundo, bem como de despertar interesse à pesquisa. O projeto também incentiva o exercício da criação coletiva de um vídeo, elaborado e desenvolvido pelos alunos, proporcionando-lhes uma experiência valorosa, onde são potencializadas as habilidades necessárias para sua inserção social, imbuída do espírito de cidadania e de acordo com as características valorizadas no mercado de trabalho contemporâneo.


Mais informações
“A Escola Vai ao Cinema”
Para agendar:
Tel: (88) 3611.0827 – Escola EducarSESC, no Junco
Contato: Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário