Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Farmácia Viva: Projeto da Secretaria da Saúde de Sobral beneficia comunidade

Por Jânder Magalhães
Repórter Saúde


A equipe do Projeto Farmácia Viva, da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, tem implementado ações na área da fitoterapia, oferecendo suporte técnico na criação de hortos, distribuição de mudas, oficinas educativas com as comunidades e profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Uma das áreas beneficiadas o projeto é o distrito de Taperuaba, onde a parceria entre equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) e comunidade deu origem a um horto de plantas medicinais, sob a orientação da farmacêutica e biólogo do Projeto Farmácia Viva. O trabalho, que também contribuí para a preservação do meio-ambiente, resultou ainda no recolhimento de 600 garrafas PET, além da capacitação de toda a equipe da Estratégia Saúde da Família, sobre os cuidados com o cultivo das plantas medicinais e sua correta utilização. Como resultado do Projeto, a comunidade tem à sua disposição medicamentos fitoterápicos, desprovidos de efeitos colaterais e de fácil acesso, quando formulados a partir de plantas medicinais para preparações caseiras.

A equipe do CSF do Aprazível também participou de um momento de sensibilização do Projeto no dia 12 de fevereiro. A atividade iniciou uma discussão sobre a implementação do horto na unidade, com uma mobilização que envolveu as escolas e rezadeiras do distrito sobre o uso adequado das plantas medicinais.

Esta atividade do Projeto Farmácia Viva faz parte do planejamento da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral para enfretamento de doenças típicas da quadra invernosa, que envolve, ainda, ações como plantões nos CSF, acompanhamento de crianças, principalmente aquelas menores de um ano e notificação compulsória das diarréias e infecções respiratórias.


2 comentários:

  1. goataria de saber como funciona a F.V. de Sobral. adailsonbio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi sou farmaceutica, estou querendo implantar o projeto em minha comunidade, gostaria de maoires informações sobre o projeto F.V. de sobral. ninafar26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir