Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

VIANA COBRA DO PSDB DESCULPAS À NAÇÃO E DEFENDE DIRETAS

Waldemir Barreto/Agência Senado 247 - O senador Jorge Viana (PT-AC) cobrou do PSDB um pedido de desculpas à nação por ter provocado a situação que mergulhou o país na sua mais grave crise política, graças ao golpe parlamentar que os tucanos apoiaram em 2016 e que levou Michel Temer à presidência da República.
Em discurso na tribuna do Senado, o parlamentar defendeu a antecipação das eleições diretas para presidente como remédio para tirar o país do caos. "Essa é a solução para o Brasil", disse. "Isso pacificaria esse confronto que está se dando".
De acordo com o parlamentar, a crise política tende a se agravar dada a fragilidade do presidente. "O governo Temer chegou ao fim, não tem condição, pelos fatos, de sequer permanecer no Palácio do Planalto", disse. "E é bom que encontremos o melhor remédio para esta crise, que é a soberania do voto com eleições diretas já".
Viana comentou que, no próximo dia 6, o Brasil inteiro estará com suas atenções voltadas para o Tribunal Superior Eleitoral. "E o que vai estar sendo julgado?", lembrou. "Uma ação com que o PSDB entrou contra (Michel) Temer e Dilma (Rousseff)". O senador disse que o PSDB não se conformou com a derrota nas urnas e tentou anular a eleição da presidenta.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, a proposta que antecipa as eleições em caso de vacância do cargo de presidente. "Está havendo um movimento por eleições diretas", comemorou. "Se mudarmos a Constituição, resolvemos esse problema e passamos, obviamente, para a sociedade, para o povo a decisão de ajudar a encontrar um nome que possa pôr fim a esta crise e fazer o reencontro do Brasil com a democracia".
Para o petista, o PSDB apostou na crise e quis pegar um atalho para chegar ao poder com a ascensão de Temer e a derrubada de Dilma do governo. "O PSDB vai pedir desculpa à Nação por ter entrado com a ação ou vai de vez assumir que é o sustentáculo do governo?", cobrou. "Nem o PMDB se entende, o partido de Temer".
Ele lembrou que, no auge do impasse com a abertura do processo de impeachment, Dilma e o PT se propuseram a abreviar o mandato dela e submeter ao povo a escolha de um caminho político para o país. "Chegamos a defender um acordo com a eleições para que o povo decidisse. Não queriam. Queriam um atalho. Queriam um arrodeio", criticou Jorge Viana. "O feitiço está virando contra o feiticeiro. Eles, que fizeram o feitiço (o pedido de cassação), que deram uma de feiticeiro, agora estão experimentando do feitiço, o governo e o próprio PSDB".
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/298891/Viana-cobra-do-PSDB-desculpas-%C3%A0-na%C3%A7%C3%A3o-e-defende-diretas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário