Páginas

domingo, 28 de maio de 2017

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM SOBRAL/CE


Cruz. Aconteceu, dias, 18 e 19 de maio, em Sobral, um Curso de Elaboração de Projetos promovido pelo NEDET/CNPQ/UVA e coordenado pelos Professores José Osmar Fonteles e Benedito Lourenço com a finalidade de preparar lideranças participantes do Colegiado dos Territórios Litoral Norte, Ibiapaba, Vale do Curú e Sobral, para elaborar e/ou acompanhar Projetos Sociais para as associações comunitárias, quilombolas e povos indígenas e Instituições públicas.

O curso foi realizado no Auditório da FETRAECE, que também hospedou os participantes do curso, provenientes dos vários municípios dos territórios supracitados, incluindo, representantes de quilombolas, indígenas, federações de associações (Cruz e Meruoca), associações e poder público de diversas prefeituras e EMATERCE. Para este curso, foram disponibilizadas duas vagas para o Poder Público e cinco vagas para o Terceiro Setor, por território, totalizando 28 vagas para os 52 municípios que compõem os quatro territórios. Litoral Norte: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jeriocoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca; Sertão da Ibiapaba: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará; Sertão de Sobral: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota. Litoral Oeste/Vale do Curu: Amontada, Apuiares, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Miraima, Pentecoste, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Houve uma participação bastante ativa, com presença dos cursistas que demonstraram bastante interesse pelos temas abordados, que foi muito valorizada com o desempenho do Professor Benedito Lourenço da Fundação CIS e apoio do Professor José Osmar que acompanhou e participou de todas as atividades desenvolvidas no transcorrer do curso.
Também contamos com a participação do Professor José Maria, que muito contribuiu com sua experiência profissional para o enriquecimento do conteúdo do curso.
Além do curso, em si, foi uma oportunidade de encontro entre lideranças comunitárias, velhos amigos e também a formação de novas amizades entre os participantes que sempre procuraram manter um diálogo aberto e aproximação com todos os atores do protagonismo social.
No encerramento desta primeira etapa do curso, que constou de 40H/A, incluindo atividades extraclasse, para elaboração de um projeto, os participantes fizeram uma avaliação do curso e combinaram a próxima fase para os dias 8, 9 e 10 de junho, com possibilidades de acontecer em Jijoca de Jericoacoara.
A maior dificuldade para a captação de recursos para as associações é a falta de projetos bem elaborados e com bons propósitos que justifiquem a sua aprovação e a liberação de recursos.
Outra dificuldade relatada pelos participantes do curso é a falta de pessoas capacitadas para a elaboração de projetos, por isto, este curso, veio em boa oportunidade, que muito irá contribuir para a elaboração de projetos e captação de recursos.
Dr. Lima
Radialista
Cruz/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário