Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ACARAÚ REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA

 clip_image002

Cruz. Atendendo ao requerimento Nº 105/2015, de 20 de novembro, de autoria dos Vereadores José Nácelio Couto Cruz, José Claudemir Silveira Sousa e subscrito pelos demais membros da Casa Legislativa do Acaraú, foi realizada uma Audiência Pública pela Câmara Municipal de Acaraú em conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para discutir as questões de segurança pública no Município de Acaraú e região na perspectiva de superação dos desafios atinentes ao tema.

clip_image004

A Audiência Pública aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Acaraú José Otacílio Martins Rocha (Peixinho) com início às 9h40m com encerramento ao meio dia.

clip_image006

Na abertura oficial da Audiência foram executados os Hinos do Brasil e do Município de Acaraú.

Participaram da Audiência Pública, o Deputado Elmano de Freitas representando a Assembleia Legislativa, o Comandante da 3º Companhia de Polícia Major Raulino, o Comandante da Guarda Municipal de Acaraú Cel. Jessuan Monteiro e os Vereadores: Antônio Neto, Manoel Rocha, Edilson Salgueiro (do Castelhano), Paulo Andrade, Nacélio Cruz, Claudio Jean e o Presidente da Câmara Municipal Claudenir Silveira.

clip_image008
Ver. Edilson - Ver. Chiquinho Sousa – Dep. Elmano

Também estiveram presentes o Corpo de Bombeiro Civil de Acaraú e João Jaime (STTR), O Município de Cruz esteve representado pelo Vereador Chuiquinho Sousa, o Prefeito Adauto Mendes (PT), o Secretário de Agricultura Carlos César de Carvalho (Carlão) e o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos Lima.

clip_image010

O Deputado Elmano, todos os Vereadores presentes e representantes da sociedade civil fizeram pronunciamentos sobre a questão da situação atual da segurança na região.

clip_image012

Deputado Elmano

O Vereador Edilson Salgueiro ocupou a tribuna para relatar fatos preocupantes sobre crimes que vinham acontecendo na região e solicitou ao Major Raulino para que providencias fossem tomadas com relação a jovens que estavam desacatando o sossego e a tranquilidade da população de Castelhano com barulhos de motos e som e que o policiamento do Distrito de Aranaú fizesse visitas constantes àquela comunidade. Referia-se a jovens das comunidades vizinhas, que não tinham permissão para promoverem desordens em suas comunidades, deslocavam-se nos finais de semana, para a pacata comunidade do Castelhano.

clip_image014

Foi sugerido que fizessem a apreensão das motos e carros de som. A maioria são provenientes da comunidade de Preá, onde um policiamento ostensivo já coibiu este tipo de violação aos direitos dos cidadãos.

clip_image016

O Major Raulino fez uma explanação sobre a ações desenvolvidas pelo policiamento na região e anunciou algumas medidas que estavam sendo adotadas pelo Govenador Camilo Santana visando dar mais tranquilidade ao povo da Região.

clip_image018

Vereador Chiquinho Sousa - Cruz

clip_image020

O Deputado Elmano de Freitas fez um balanço sobre a criminalidade no Ceará e no Brasil e disse que o Estado do Ceará estava precisando de um acréscimo de 16.200,00 policiais, mas, o desafio é conseguir recursos para aumento do efetivo policial do Estado.

Todos os questionamentos foram considerados pertinentes, tais como educação e ocupação para os jovens, medidas de repressão ao crime mais rigorosas, falta de estrutura adequada para o trabalho dos policiais, inclusive, casos de impunidade para alguns crimes que foram cometidos na região. Vários interlocutores fizeram referência ao bárbaro crime acontecido na localidade de Córrego das Panelas, no Município de Cruz, por questão de grilagem de terras, quando um agricultor foi assassinado e enterrado, só tendo sido encontrado 14 dias após o crime.

clip_image022

O Deputado Elmano comprometeu-se em levar todos os questionamentos ao conhecimento do Secretário de Segurança do Estado do Ceará Doutor Delci Teixeira e retornar com respostas para a população.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário