Cruz. A Prefeitura Municipal de Cruz, em parceria com várias instituições do Governo do Estado, realizou, nos dias 22 e 23 de julho, Oficina sobre o Manejo Sustentável da Produção Agropecuária, tendo como palestrantes representantes da Secretaria do Meio Ambiente, SEMACE, SEMA e ADAGRI.
Vários temas foram abordados tais como: Queimada Controlada – Orientação e Procedimentos; Fogo, Desmatamento e Reserva Legal; Recursos Hídricos - uma Abordagem Local; Manejo Sustentável dos Agrotóxicos e Agricultura Orgânica.
A Oficina foi realizada no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e teve como palestrantes: A Engenheira Agrônoma Ivoneide Façanha da Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará, o Engenheiro Florestal Ricardo Lima Decotê da SEMACE, a Técnica Administrativa da SEMA Karoline Gomes, o Analista de Recursos Hídricos Vicente Lopes, as Fiscais da ADAGRI (Tianguá) e Engenheiras Agrônomas Lidiane Barbosa e Ana Lúcia Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável – CODES - Engenheira Agrônoma Viviane Gomes Monte da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA e a Veterinária da ADAGRI Patrícia Teixeira.
A crise hídrica, a problemática dos agrotóxicos, os efeitos negativos das queimadas, os produtos orgânicos, a degradação dos solos, as mudanças climáticas, a necessidade de preservação das florestas, Agricultura Familiar, as pragas da lavoura, as doenças dos animais, alimentação saudável, barreiras e vazio sanitários, licenciamento ambiental, outorga da água, as Bacias Hidrográficas, a qualidade de vida no campo e outros assuntos foram amplamente discutidos durante a Oficina.
Vários segmentos da sociedade civil e do poder público participaram da Oficina com destaque para agricultores familiares, agentes de saúde, Secretários municipais, ambientalistas, Presidentes de associações, Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, técnicos da EMATERCE, sindicalistas, nutricionistas, Presidente do SINDSEPCRUZ e lideranças Comunitárias.
Todos fizeram uma avaliação positiva sobre a Oficina e passaram a ter um novo olhar sobre as questões ambientais e de segurança alimentar fundamentais para o futuro da humanidade.
Dr. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário