terça-feira, 29 de julho de 2014

PLENÁRIA DO TERRITÓRIO LITORAL EXTREMO OESTE

 

Cruz. Dia 18, reuniram-se os membros do Colegiado Territorial para Plenária Territorial representando os doze municípios que constituem o Território Litoral Extremo Oeste do Ceará, sendo eles: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara(ausente), Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca.

clip_image002

Sec. Agricultura de Acaraú - Malu

A reunião aconteceu na cede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRES, em Camocim, e teve como mediadora a Assessora Técnica Territorial Maria da Conceição do Nascimento e expositor o Secretário Executivo do Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Dr. Marcos Castro.

clip_image004

Assessoras Ana Vládia e Maria Conceição

O objetivo da reunião era a discursão da Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, preparação para atualização do Colegiado – eleição do Núcleo Dirigente, apresentação, discursão e aprovação do PROINF – 2014, incluindo a elaboração de um projeto para aquisição de equipamentos para um Centro de Recebimento e Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar para todos os municípios que integram este Território com recursos da ordem de R$ 410.000,00 a ser rateado entre todos os municípios.

clip_image006

Janaina-Bela Cruz e Carlão-Cruz

Os municípios ficam com a responsabilidade de entrarem com a contrapartida de 4%, estrutura física e dois funcionários mediante compromisso assumido com termos de doação.

Na relação de equipamentos propostos consta de uma câmara fria, balança, caixas, computador, mesas, ar condicionado, geladeiras e outros itens relacionados com a atividade de receber e distribuir os produtos da Agricultura Familiar permitidos no regulamento.

clip_image008

Grupo de trabalho em Acaraú

Dia 23, outra plenária foi realizada no Auditório da Secretaria de Ação Social de Acaraú e teve como anfitriã, a Secretária de Agricultura e Pesca Maria Lúcia Soares (Malu).

clip_image010

Representantes de Martinópole

Nesta plenária, foi discutido e aprovado o texto final do projeto a ser encaminhado para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA.

clip_image012

Representantes de Bela Cruz, Cruz e Camocim

Nas duas plenárias, em Camocim, com a presença de onze municípios e em Acaraú com nove municípios, Jijoca de Jericoacoara foi o único município que não esteve presente. Barroquinha e Chaval não estiveram em Acaraú, mas justificam as suas ausências e encaminharam toda a documentação necessária. Na quinta-feira, a Assessora dos Territórios Conceição e o Secretário de Agricultura de Cruz Carlos César estiveram em Jijoca conversando com o Prefeito Lindomar e o Secretário José Arteiro sobre a ausência do município nestas plenárias e a importância deste centro para o Fortalecimento da Agricultura Familiar do Município, os quais se comprometeram em providenciar a documentação em prazo prefixado para sua incluso no projeto.

clip_image014

Claudia-Granja e Janaina-Bela Cruz

clip_image016

Entre os participantes, nossa reportagem conversou com a Secretária de Formação e Organização Sindical – STTR – do Município de Granja Claudia Avelino Bacharel em Matemática; o Coordenador da Agricultura Familiar do Acaraú Roberto Campos; a Agente de Economia Solidária e estudante universitária do curso de Serviço Social e representante o Município de Bela Cruz Janaina Rodrigues; o Secretário de Agricultura do Município de Cruz Carlos César de Carvalho (Carlão) e a Secretária de Agricultura e Pesca de Acaraú Maria Lúcia Soares(Malu). Todos enalteceram a importância deste empreendimento em prol do fortalecimento da Agricultura Familiar de seus municípios.

Presidente da FAC Dr. Lima

O membro do Colegiado dos Territórios e Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz - FAC Engenheiro Agrônomo Antonio dos Santos de Oliveira Lima participou de todas as Plenária representando a instituição e o representante do STTR.

A próxima Plenária dos Territórios tem como propósito a eleição do Núcleo Dirigente em local e data a serem determinados. Ressaltamos a importância de uma representação dos Sindicatos da Agricultura Familiar – SINTRAF – no Colegiado dos Territórios. Os interessados devem entrar em contato com a Assessora Técnica dos Territórios Maria da Conceição do Nascimento para mais esclarecimentos.

A participação da sociedade organizada nestes debates é de fundamental importância para conquistas das reinvindicações feitas pelos movimentos sociais. Para isto “precisamos ser fortes e ativos”.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário