quarta-feira, 23 de julho de 2014

Com 38%, Dilma vence 2º turno, diz Ibope

 

Qua, 23 de Julho de 2014 00:00

A presidente Dilma Rousseff lidera a corrida presidencial com 38% das intenções de voto; em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves com 22%; o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 8% / Foto: Divulgação

Pesquisa Ibope divulgada ontem (22) pelo “Jornal Nacional”, transmitido pela TV Diário, mostra a presidente Dilma Rousseff como líder da corrida presidencial com 38% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 22%. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 8%. Todos os outros candidatos juntos somam 5%.

Segundo o Ibope, 16% votariam branco ou nulo se a disputa fosse hoje. Outros 9% declararam não saber em quem votar. Dilma também lidera as simulações de segundo turno feitas pelo Ibope. Contra Aécio, vence por 41% a 33%. Contra Campos, por 41% a 29%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal "O Estado de S. Paulo". Com 2.002 entrevistas entre os dias 18 e 22, o levantamento tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95%. O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00235/2014.

As taxas de rejeição a Dilma e Aécio oscilaram negativamente de junho para cá. No mês passado, 38% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum na presidente. Hoje são 36%. No mesmo período, a rejeição ao tucano variou de 18% para 16%. A taxa de rejeição a Eduardo Campos caiu de 13% para 8%, e a do pastor Everaldo foi de 18% para 11%. Segundo o levantamento, 13% disseram que poderiam votar em todos os candidatos.

A maioria absoluta dos eleitores acredita que Dilma vai se reeleger em outubro. Para 16%, Aécio Neves, é o favorito na disputa. Apenas 5% acreditam que o próximo presidente será Eduardo Campos. Quase um quarto dos eleitores (24%) não soube responder à questão.

Para o Senado, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a disputa com 58% das intenções de voto. O candidato do Pros, Mauro Filho, aparece em segundo, com 14%, à frente de Raquel Dias (PSTU), com 5%, e Geovana Cartaxo (PSB), com 2%.

Na última pesquisa Ibope, Tasso, que compõe chapa com Eunício Oliveira, marcou 47% dos votos. Na ocasião, o nome de Mauro Filho ainda não havia sido definido para concorrer ao Senado.

Alckmin

Em busca de vacinas contra as críticas que sofrerá durante a campanha eleitoral, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), escalou ontem o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, para coordenar o núcleo responsável pelas propostas na área de segurança hídrica em seu programa de governo.

A escolha é uma tentativa de fortalecer uma área considerada por adversário do tucano como um dos "calcanhares de aquiles" de sua administração. A crise de desabastecimento do Sistema Cantareira, que opera desde maio com o volume morto, é alvo de ataques tanto do PT como do PMDB, que acusam o governo paulista de não ter investido o suficiente na área para evitar a escassez de água.

http://www.odiariodemogi.inf.br/nacional/24524-com-38-dilma-vence-2o-turno-diz-ibope.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário