Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cuidado com as crianças neste periodo

O número de atendimentos a crianças com problemas respiratórios em Fortaleza tende a crescer nesta época do ano, com a chegada das primeiras chuvas. São casos comum são pneumonia. A pediatra do HIAS Thirza Abitbol admite que é comum, durante o período chuvoso no Ceará, aumentar a incidência de crianças acometidas com gripe, asma, bronquite, diarréia e pneumonia. Nesta época surgem também os casos de diarréias, causadas por vírus. Nesta época, os pais devem redobrar os cuidados com os filhos, principalmente com os lactentes (abaixo de dois anos de idade). É aconselhável evitar a presença deles em ambientes fechados ou aglomerados para reduzir os riscos de contágio, como os shoppings.
No primeiro trimestre de 2008, a Emergência do Hospital Albert Sabin atendeu 3.690 crianças com doenças respiratórias. Em janeiro de 2008, deram entrada no hospital 815 pacientes acometidos por gripe, pneumonia, bronquites.
Em fevereiro, quando as chuvas caíram com maior intensidade no Estado, os atendimentos na Emergência do HIAS subiram para 1.365, um crescimento de 67,48% em relação ao mês anterior. Em março, o aumetno no número de pacientes foi de 10,67%, ou seja, foram atendidas 1.510 crianças. (Diario do Nordeste).

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário