Cruz. Aconteceu, dia 18 de dezembro, na sede da COGERH-Sobral, a 51ª Reunião Ordinária do CBH-Acaraú para tratar da seguinte pauta: aprovação das atas das últimas reuniões; Informes; Acompanhamento das operações dos reservatórios da Bacia do Acaraú; Balanço das atividades do comitê no ano de 2018; Homenagem relativa aos 25 Anos da COGERH e confraternização de Natal.
O Presidente do Comitê de Bacia, João Marcelo fez a abertura da reunião saudando a todos os presentes e desejando-lhes boas-vindas. Agradeceu aos membros do comitê a atuação e o empenho de todos para que as decisões pudessem acontecer de forma democrática e participativa.
Presidente do CBH-Acaraú, João Marcelo
Entre as decisões do Comitê está a aprovação da reserva da nascente do Rio Acaraú denominada de Olho D’aguinha, na aldeia indígena Olho D’água dos Canuto, dos Índios Tabajaras, na Serra das Matas em Monsenhor Tabosa que, segundo a Liderança Indígena Luiza Canuto é a principal nascente do Rio Acaraú.
Luiza – Índia Tabajara
Mais uma vez foi ressaltada as três propostas do comitê a serem encaminhadas ao Governado do Ceará Camilo Santana que havia sido aprovadas na Reunião Extraordinária de 13 de novembro que inclui: 1 - A Implantação de assessoria de comunicação para os comitês de bacia do Ceará e efetivação de um plano de comunicação; 2- Construção dos açudes Pedregulho e Poço Comprido e 3- Elaboração e execução de programa de proteção ambiental dos mananciais no alto curso do Rio Acaraú, considerando o Projeto de Revitalização das Nascentes em curso. Feita a discussão, foram aprovados pelos membros as ações acima citadas. João Marcelo evidenciou que as propostas estão previstas no Plano de Bacia do Acaraú.
Como parte dos informes, foi anunciado que dias 10 e 11 de janeiro, em Fortaleza, acontecerá o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará e que Dr. Lima e Daniele irão participar represento o CBH-Acaraú/COGERH-Sobral.
Rodrigo - COGERH
Rodrigo da COERH apresentou a operação do vale destacando a situação dos açudes da Bacia do Acaraú. Também, foi citado atos de vandalismo praticados nos açudes quando os cadeados das comportas são arrebentados alterando a vasão liberada pelos açudes, causando sérios prejuízos aos usuários de água da Bacia do Acaraú. Foi sugerido que o caso fosse levado ao conhecimento da Policia Federal para adotar as medidas cabíveis para coibir esta prática criminosa.
O Presidente do Comitê João Marcelo fez uma retrospectiva dos trabalhos e deliberações do Comitê/COGEH no ano de 2018, e recebeu avaliação positiva de todos os membros do Comitê e funcionários da COGERH-Sobral.
Alberni – STTR.
Dr. Lima, Alberni e João Batista, como representantes do Comitê, relataram as suas participações nas Audiências Públicas realizadas nos Municípios sobre o Plano de Saneamento Básico.
Fazendo parte das comemorações alusivas as Bodas de Prata, 25 anos de criação da COGERH, Doutor Hugo Stenio, da Diretoria da COGERH, foi homenageado com o troféu dos 25 anos da COGERH. Em seu discurso de agradecimento, ressaltou a importância da COGERH e dos Comitês de Bacia para a defesa e manutenção dos recursos hídricos do Estado.
Dr. Hugo Stenio - COGERH
“A Cogerh foi criada pela Lei nº 12.217, de 18 de novembro de 1993, com a finalidade de implantar um sistema de gerenciamento da oferta de água superficial e subterrânea do Estado, compreendendo os aspectos de monitoramento dos reservatórios e poços, manutenção, operação de obras hídricas e organização de usuários”.
Zé Maria – João Marcelo
O CBH-Acaraú vai comemorar seus 15 anos de criação e os membros do Comitê Dr. Lima, Zé Maria, Expedito, Mayara e um representante da COGERH, com o auxílio dos demais colegas, constituíram uma comissão para elaborar a programação comemorativa.
Kamylle e Expedito Torres
Fazendo parte do momento natalino, houve uma confraternização e sorteios de brindes e entrega de certificados a todos os membros do comitê como forma de reconhecimento ao empenho das instituições na participação das reuniões em 2018.
Dr. Lima
Cruz/FAC/CBH-Acaraú/Radialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário