sábado, 14 de abril de 2018

48ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH-Acaraú


Cruz. Nesta quinta-feira, 12 de abril, aconteceu a 48ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú-CE, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, com a seguinte pauta:

a) Fórum Mundial da Água - João Marcelo;

b) Balanço Financeiro da COGERH - Cibele Holanda;

c) Situação Hídrica dos açudes - Patrícia;

d) Reforma do Regimento do Comitê – Márcia;

e) Informações sobre o Pro-comitê, Aprovação da Ata da 47ª Reunião do CBH-Acaraú, Revitalização das Nascentes do Rio Acaraú etc.

O Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, João Marcelo fez uma exposição dos temas debatidos no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, de 18 a 23 de março, e relatou sobre experiências exitosas com relação a necessidade de economia de água e, principalmente, sobre a situação mundial relatada pelos 170 países participantes do evento, que pela primeira vez aconteceu a América Latina, com a temática central “Compartilhando Água”. A ordem mundial é o uso sustentável e racional da água. Para isto, muitas propostas foram apresentadas pelos participantes do Fórum.

Paralelo ao evento, aconteceu o Fórum Alternativo da Água coordenado pelos movimentos sociais que contou com 7.000 participantes.

Patrícia, da COGERH-Sobral, apresentou a situação dos 15 reservatórios da Bacia do Acaraú que são monitorados pela COGERH que já receberam um bom aporte de água, sendo que os açudes Acaraú-Mirim e São Vicente já estão sangrando.