Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

E se a China promover a independência havaiana?

Assim são os EUA: Cereja no seu quintal e que seja pimenta no quintal alheio

By Kim Petersen


Um site de notícias criado por exilados tibetanos na Índia, Phayul, publicou um artigo em um projeto de lei (H.R. 6948) apresentado na Câmara dos Deputados pelo congressista dos Estados Unidos Scott Perry (R-PA) que promove a separação tibetana da China.

O projeto "autorizará o Presidente a reconhecer a Região Autônoma do Tibete da República Popular da China como um país separado e independente e para outros fins".

Outros propósitos? É sabido que os EUA estavam executando intrigas geopolíticas na Ásia (e em todo o mundo). Que a CIA dos EUA estava executando esquemas em Xinjiang e no Tibete foi escrito por Thomas Laird em seu Into Tibet: o primeiro espião atômico da CIA e sua expedição secreta a Lhasa.

É ridículo que os americanos pressionem pela suposta libertação de terras para outros povos. Por quê? Porque, se um grupo de pessoas tem direito ao status de país em um território delimitado, esse mesmo princípio deve ser aplicado a todos os povos em circunstâncias semelhantes. Os EUA teriam que reconhecer o estado palestino na Palestina histórica. O mesmo se aplicaria aos curdos, caxemires, bascos na França e Espanha, catalães na Espanha etc. A libertação nacional não pode ser seriamente considerada apenas um princípio de escolha e escolha entre os povos que buscam libertação em uma pátria.

Pior ainda, não é apenas ridículo, é hipócrita para os americanos. Se os americanos (e vamos ser específicos a certos americanos, porque aqui estamos discutindo principalmente americanos derivados de migrantes europeus) devem ser considerados sinceros e sinceros ao defender a libertação de outras pessoas, então deve-se procurar primeiro no próprio quintal antes de pedir uma revisão do quintal de um vizinho. Para expressar fidelidade ao HR 6948, os EUA teriam que entregar Porto Rico aos porto-riquenhos, Guam aos Chamorros, o arquipélago de Chagos aos chagossianos (sim, a Grã-Bretanha reivindica, mas os chagossianos foram expulsos a pedido das forças armadas dos EUA). ), e outros.

O fato é que a totalidade da massa de terra dos EUA é uma massa de terra roubada dos Povos Originais. [1] A ocupação continua até hoje.

No entanto, o fato de os EUA endossarem e praticarem a subjugação de um povo não mitigaria a suposta subjugação da China por tibetanos nem usurparia o controle sobre o platô tibetano. Dada a propensão da CIA de instigar golpes e instalar governos gentilmente dispostos aos EUA, e dada a manipulação norte-americana da oposição tibetana para ganhar influência no Tibete, e dado o papel fundamental que o "Telhado do Mundo" tem para a segurança dos chineses Estado e seus povos, abrangendo o Tibete sob a asa do dragão chinês, é compreensível. E, ao contrário da propaganda que alega que a China oprimiu os tibetanos, degradando sua cultura, idioma e religião, a China tem sido um benefício para a economia e os modos de vida tibetanos. A Newsweek chegou a julgar adequado em uma manchete de 2012 que “China é boa para o Tibete”.

Agora, suponha qual seria a reação americana se o Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo promovesse uma lei pela qual o governo da China reconheceria o estado colonizado do Havaí como um país separado e independente e para outros fins.


*


Nota aos leitores: clique nos botões de compartilhamento acima ou abaixo. Encaminhe este artigo para suas listas de email. Crosspost em seu blog, fóruns na Internet. etc.

Kim Petersen é ex-co-editor do boletim Dissident Voice. Ele pode ser contatado em: kimohp@gmail.com. Twitter: @kimpetersen.


Nota


1. Ver, por exemplo, Roxanne Dunbar-Ortiz, História dos Povos Indígenas dos Estados Unidos, revisão e David E. Stannard, Holocausto Americano: A Conquista do Novo Mundo.

https://www.globalresearch.ca

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário