Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

China adverte Câmara dos Deputados do Brasil para não se manifestar sobre questão 'sensível' de Taiwan


A Embaixada da China no Brasil enviou à Câmara dos Deputados carta em que pede que parlamentares se abstenham de opinar sobre independência de Taiwan ou de se se congratular com presidente do território rebelde, que historicamente faz parte da soberania chinesa

28 de maio de 2020, 09:39 h Atualizado em 28 de maio de 2020, 10:24 

247 - A Embaixada da China no Brasil enviou uma carta à Câmara dos Deputados pedindo que os deputados federais não se manifestem a favor de Taiwan, ilha a leste que a República Popular da China considera parte de seu território.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, tomou posse para seu segundo mandato em 20 de maio deste ano. Ela é uma das principais lideranças que pregam a "independência" em relação à República Popular da China.

O Brasil mantém relações diplomáticas com a República Popular da China e não considera  Taiwan um país independente e adere ao princípio que que existe "uma só China", caro ao governo chinês.

Por isso, a Embaixada da República Popular da China enviou uma carta à Câmara dos Deputados em 13 de maio último pedindo que os parlamentares brasileiros não exaltassem Taiwan ou parabenizassem a presidente Tsai Ing-wen.

"A questão de Taiwan é assunto interno da China e relacionada diretamente aos interesses fundamentais do país", escreveu a embaixada no texto.

"O lado chinês aprecia o fato de que a Câmara dos Deputados tem respeitado o princípio de 'Uma só China'. [...] Seria muito agradecido se a Câmara [...] pudesse tomar as medidas necessárias e preventivas com vistas a conscientizar os deputados da sensibilidade da questão de Taiwan, evitar gestos ou atitudes que possam ser prejudiciais ao princípio de 'Uma só China', como participar da posse referida, mandar mensagens de felicitação às autoridades de Taiwan, ou manter contatos oficiais com estas", acrescentou.

Nesta terça-feira (26), no Twitter, Tsai Ing-wen agradeceu a todos os "amigos no Brasil pelas gentis congratulações".

carta

Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/china-adverte-camara-dos-deputados-do-brasil-para-nao-se-manifestar-sobre-questao-sensivel-de-taiwan

Nenhum comentário:

Postar um comentário