Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bolsonaro admite que não há comprovação científica de eficácia da cloroquina, mas insiste no assunto


Em tweet no início da tarde desta quarta-feira, Bolsonaro admitiu pela primeira vez que o uso da cloroquina para combater a covid-19 não tem qualquer comprovação científica. Mesmo assim, e com todos os grandes riscos de uso do medicamento, insiste em seu uso massivo

20 de maio de 2020, 13:54 h Atualizado em 20 de maio de 2020, 13:55


(Foto: Reuters | Reprodução)

 

247 -  Jair Bolsonaro admitiu em seu twitter no início da tarde desta quarta-feira (20) que o uso da cloroquina para combater a covid-19 não tem qualquer comprovação científica. Mesmo assim, insiste, sem qualquer conhecimento médico, em prescrever seu uso em massa. Ele comparou a indicação medicamento à luta em uma guerra para justificar a defesa de liberá-lo para todos os pacientes.

"Ainda não existe comprovação científica. Mas sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em Guerra: 'Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado'.Deus abençoe o nosso Brasil!", escreveu Bolsonaro ao comentar o novo protocolo, divulgado pelo Ministério da Saúde, para a prescrição do remédio.

Segundo o documento divulgado pelo Ministério, liderado pelo general Pazuello, fica permitida a prescrição de cloroquina para casos leves da covid-19. O entendimento anterior era a prescrição do medicamento apenas para casos graves.

No texto, Bolsonaro lembrou que, de acordo com as novas orientações, o medicamento segue ministrado com aval de médicos e pacientes, ou familiares. Pelo documento do ministério, o paciente deve assinar um termo de "ciência e consentimento" sobre o uso da droga.

Veja:

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

O @minsaude divulga orientações para tratamento da Covid-19, onde a Cloroquina pode ser ministrada em casos leves, com recomendação médica e autorização do próprio paciente/família.

17.5K

12:31 PM - May 20, 2020

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Replying to @jairbolsonaro

- Ainda não existe comprovação científica, mas sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em Guerra: “Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado.”
- Deus abençoe o nosso Brasil. https://saude.gov.br/images/pdf/2020/May/20/Termo-de-Cie--ncia-e-Consentimento-Hidroxicloroquina-Cloroquina-COVID-19.pdf …

12.6K

12:32 PM - May 20, 2020

Fonte: https://www.brasil247.com/coronavirus/bolsonaro-admite-que-nao-ha-comprovacao-cientifica-de-eficacia-da-cloroquina-mas-insiste-no-assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário