Páginas

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

CBH-ACARAÚ REALIZOU A 18ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NO AUDITÓRIO DO SISAR EM SOBRAL.

Cruz. Aconteceu no dia 29 de agosto de 2017, no Auditório do SISAR – Sistema Integrado de Saneamento e Abastecimento Rural, em Sobral-CE, com início às 09:00 horas, a 18ª Reunião Extraordinária do CBH-Acaraú, que teve como pauta: Apresentação do trabalho de monitoramento e fiscalização da operação dos açudes do Vale do Acaraú; Avaliação da vazão aprovada para a operação do Açude Edson Queiroz para o 2º semestre de 2017; Avaliação das premissas de operação e uso de água dos açudes do Vale do Acaraú, para o 2º semestre de 2017 e Proposta metodológica da criação da Comissão de Operação do Vale do Acaraú.

Vários questionamentos foram apresentados na reunião:

O Senhor Raimundo do DIBAU solicitou que fosse intensificada a fiscalização no Baixo Acaraú para evitar o uso indevido da água;

O Senhor João do Sindicato Rural de Reriutaba pediu revisão da área de irrigação da Agricultura Familiar, sendo atendido e passando dos atuais 3 ha para 5 ha podendo chegar ao máximo de 8 ha, por família, a serem irrigadas; O Vereador Cesário do Município de Santa Quitéria pediu a redução no volume de água liberado pelo Açude Edsom Queiroz de 1.500l/s para 900 l/s alegando desperdício de água e que o nível elevado de água estava dificultando a passagem de veículos no leito do rio e também preocupado com a possível desperdiço de água que poderia fazer falta para o próximo ano. A solicitação não foi atendida por ter sido considerada uma redução drástica o que poderia prejudicar os moradores do Baixo Acaraú, mas, foi proposto uma redução progressiva com análise dos resultados até a próxima reunião ou uma redução para 1.200 l/s, mas, não aceita pelos solicitantes da redução da vasão que estava sendo liberada. Mesmo assim, foi solicitado que a COGERH fizesse uma redução da vasão liberada;










O Secretário do Meio Ambiente do Município de Cariré Senhor Adauto solicitou a liberação de 50l/s dos 300l/s que havia sido aprovado pelo CBH- Acaraú na reunião anterior, mas, ainda não liberados.

Foram analisadas as Premissas aprovadas na 45ª Reunião do Comite, feitas algumas alterações e aprovadas.

Como informes foram apresentadas as seguintes informações:

Dia 5 de setembro, haverá uma reunião na COGERH- Sobral com o IBAMA, SEMACE, Polícia Ambiental, COGERH e SRH com o objetivo de discutir as funções de cada órgão na fiscalização e formação de uma parceria visando uma atuação em conjunto.

Haverá, nos dias de 11, 12 e 13 de setembro, em Fortaleza, uma reunião com os Comites de Bacia como preparação para o Fórum Mundial das Águas que acontecerá no Brasil em 2018.

Dia 19 de agosto, haverá a renovação da Diretoria do CBH-Acaraú.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário