Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nova Olinda tem melhor média em alfabetização

Quanto ao nível dos estudantes do 5º ano, o vencedor foi Mucambo.
Foram avaliadas 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano.

Do G1 CE

O município de Nova Olinda, na região do Cariri, obteve a melhor avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, o Spaece-Alfa, divulgado pelo governo do estado nesta segunda-feira (21). A média dos estudantes do 2º ano de Nova Olinda foi de 282,4 no chamado nível de proficiência ajustada.
Os 12 municípios com os melhores índices receberam troféus do governador Cid Gomes . Abaixo de Nova Olinda, aparecem: Abaiara, Mucambo, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha.
Já na avaliação Spaece Alfa que avalia o nível de educação dos alunos do 5º ano, os municípios com o melhor nível foram Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira.


Segundo a Secretaria de Educação do estado (Seduc), 178 dos 184 municípios cearenses atingiram o nível "desejável" nas médias de proficiência, seguidos de seis que estão no nível suficiente. Também de acordo com a Seduc, foram avaliadas em 2011, 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas.
A Seduc explica que o resultado serve como base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria na definição das políticas educacionais do Estado, na colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda, acrescenta a Seduc, que professores, diretores, pais, técnicos e administradores dos municípios acompanhem o índice de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos de vida escolar.
Spaece-Alfa
O Spaece-Alfa foi implantado em 2007, com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem objetivo de garantir alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic está implantado nos 184 municípios cearenses com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura, segundo a secretaria estadual de educação.
Também de acordo com a secretaria, o Programa está focado em cinco eixos: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. A Seduc informa que no ano passado, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).
Prêmio
Durante a divulgação dos dados, o governo do estado do Cearáentregou o prêmio "Escola Nota Dez". Em sua quarta edição, a premiação é destinada a 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo como base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, levando-se em consideração o Índice de Desempenho Escolar (IDE 5).

Publicado no blogfariasbrito.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário