terça-feira, 22 de maio de 2012

AQUASIS – RESGATE DE GOLFINHO ENCALHADO NA PRAIA DO PREÁ

AQUASIS – RESGATE DE GOLFINHO ENCALHADO NA PRAIA DO PREÁ

Cruz. Um golfinho, com 3 metros de comprimento, foi encontrado encalhado na Praia do Preá, Distrito de Caiçara, neste final de semana, mas já estava sem vida. O coordenador do DAMA - Fabio Lima - fez o resgate do animal e colocou em uma câmara fria na PEIXARIA O TÉ até a chegada da equipe de resgate da AQUASIS para fazer o translado do animal para análise de laboratório em sua sede em Fortaleza. O animal apresentava sinais de ferimento pelo corpo.

clip_image002

 

Integrava a equipe técnica da AQUASIS o estudante de Engenharia de Pesca José Pitombeira, a Bióloga Katherine Fiedler Choi e a Bióloga Juliana Umezaki, que saíram de Fortaleza às 9h30m de segunda feira com destino à Praia do Preá e retornando às 16hs, levando o golfinho para análise.

Katherine, Juliana e José Pitombeira

clip_image004

A ONG mantem um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), no Sesc Iparana, município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, desde 2001, que qualifica a cada dia o trabalho de socorro aos animais. Quanto mais rápido for o resgate das espécies que chegam com vida à praia, maiores são as chances de sobrevivência. Neste local há duas piscinas Golfinho encalhado na Praia do Preá apropriadas para o tratamento dos animais.

clip_image006

Os golfinhos são muito sensíveis ao manejo de resgate. Não suportam o estresse, barulhos e transporte. Quando encalham, é porque estão com alguma enfermidade. A maioria já chega morta. Quando encalham vivos, recebem os primeiros socorros em lugar próximo, como um rio ou lago.

Fabio Lima – DAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário