Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Ceará tem mais de seis milhões de eleitores

 

 

Os serviços para emissão de título eleitoral foram finalizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última quarta-feira. Com os novos cadastros realizados em todo o Estado, o eleitorado cearense passa a atingir a marca de 6.093.141 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro próximo. Em Fortaleza, são 1.594.897 eleitores que deverão ir às urnas neste ano para escolher os novos representantes da Capital.

Caucaia continua sendo o segundo município com maior eleitorado no Estado do Ceará. Apesar da expectativa de que a cidade alcançasse os 200.001 eleitores necessários para viabilizar um eventual segundo turno na disputa municipal, Caucaia atingiu apenas 191.263 pessoas aptas a votar. Sem o cadastro de mais 8.738 eleitores necessários, a escolha do novo prefeito será definida no primeiro turno da disputa.

Dentre os maiores colégios eleitorais do Estado, apenas Caucaia esteve próximo de atingir o número de 200 mil eleitores. Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, embora tenham aumentado o eleitorado, ainda estão distantes de atingir essa marca. Juazeiro do Norte agora tem 163.502 pessoas aptas a votar no pleito de outubro.

Cadastrados

Já em Maracanaú, deverão ir às urnas 144.458 eleitores. Enquanto isso, Sobral apresenta 129.301 eleitores cadastrados nas duas zonas do município. Em sequência, vem as cidades de Crato, com 84.599 eleitores; Itapipoca, com 81.453; Maranguape, com 70.797; Iguatu, com 69.252 e Crateús, com 56.804 pessoas aptas a votar nas eleições municipais que ocorrerão em outubro.

Por outro lado, a cidade cearense que apresenta hoje o menor eleitorado é Grangeiro. Neste município, são apenas 4.945 pessoas aptas a votarem no pleito deste ano. Junto com esse município, integram os cinco menores colégios eleitorais do Estado, respectivamente, as cidades de Ererê, Senador Sá, Guaramiranga e Baixio.

O novo número de eleitores de Ererê é 5.071. Em seguida, vem Senador Sá, com 5.159 pessoas aptas a irem às urnas. A sequência conta ainda com Guaramiranga, que tem 5.301 eleitores, e Baixio, que apresenta eleitorado de 5.315 pessoas. As informações foram retiradas do site do TRE do Ceará, através de consulta realizada no último dia 10 de maio.

Regularizar

Como foi encerrado o prazo para que o Tribunal emitisse novos títulos, não mais é possível o cadastro de eleitores para esta eleição. No entanto, a partir do dia 14 de maio, eleitores que deixaram de votar ou e justificar em uma ou duas eleições subsequentes deverão procurar o TRE para regularizar a sua situação até o dia 11 de junho. Para isso, é aplicada multa de R$ 3,00 para eleitor de Fortaleza e de R$ 3,51 para eleitores do Interior.

Durante os dez dias de mutirão do TRE no ginásio Paulo Sarasate, foram realizados 29.729 atendimentos. Conforme balanço divulgado pelo Tribunal, 56% das solicitações foram para a emissão do título pela primeira vez. Os demais pedidos foram para revisão eleitoral e transferência de domicílio. Já os requerimentos para emitir segunda via do título representam apenas 1% dos atendimentos, tendo em vista que o prazo para isso ainda segue até 27 de setembro.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário