Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Maracanaú terá nova Vara do Trabalho e Processo Eletrônico em abril


O município de Maracanaú será o segundo das regiões Norte e Nordeste a possuir o Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe/JT). O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) se prepara para instalar em 23 de abril, no município localizado a 20 km de Fortaleza, o sistema de informática criado para substituir o papel e oferecer ao cidadão uma Justiça mais célere, acessível e eficiente.
Além do PJe/JT, uma nova Vara do Trabalho será instalada no local para atender a população de Maracanaú e de outros quatro municípios: Guaiúba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba. Tanto a nova unidade judiciária como a já existente funcionarão com o novo sistema e, juntas, vão beneficiar aproximadamente 450 mil moradores da região.
A chegada do PJe/JT em Maracanaú terá uma novidade em relação às outras unidades do Brasil que já possuem o sistema. Será o primeiro município com PJe/JT a possuir distribuição de processos. Em todos os outros locais onde foi instalado, existe apenas uma Vara do Trabalho, sem necessidade distribuir reclamações trabalhistas. É mais uma teste a que será submetido o serviço que vai unificar os sistemas do Poder Judiciário.
Números: Maracanaú foi a segunda unidade judiciária do Ceará que mais recebeu processos entre janeiro e novembro do ano passado, atrás apenas de Sobral. Foram 2.049 ações recebidas na fase de conhecimento. No mesmo período, foram resolvidas 1.953 ações.
A indústria é a principal atividade econômica de Maracanaú e responsável pela maior parte dos conflitos solucionados pela Justiça do Trabalho. O polo industrial do município possui mais 70 empresas dos setores têxtil, laticínio, massas alimentícias, material elétrico para veículos, entre outros. De acordo com a prefeitura, somente as indústrias de transformação empregam aproximadamente 22 mil pessoas. No total, há cerca de 36 mil empregados no município.

Assessoria de Comunicação Social

Telefones: 85 33889227 e 33889428

Nenhum comentário:

Postar um comentário