Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Insegurança ameaças recensiadores

A onda de insegurança em Fortaleza está atingindo recenseadores do Censo 2010 que, no exercício da função, precisam andar desacompanhados por bairros com alto índice de violência. Um dos motivos para isso é o fato de os computadores de mão, chamados PDAs, por eles utilizados para agilizar a coleta e a divulgação dos dados, acabarem atraindo a atenção de assaltantes da Capital.

Apesar do receio dos pesquisadores, a coleta no Ceará já está adiantado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou ontem o primeiro balanço da coleta de informações do Censo 2010, o Estado é o terceiro no Brasil em número de visitas domiciliares realizadas, com 25,5% do total de residências. Em primeiro lugar, encontra-se Rondônia (28,2%), seguido de Sergipe (27,2%).

Violência

O IBGE, responsável pela realização do censo, registra, em Fortaleza, cinco denúncias de "tentativas de furto" contra recenseadores desde que o trabalho foi iniciado. Contudo, informa que nenhum aparelho foi, de fato, roubado. Muitos pesquisadores, no entanto, desmentem essa informação. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário