“O governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB) cresceu em praticamente todas as faixas de sexo, idade, escolaridade e renda, aponta a pesquisa O POVO/Datafolha. Cid só não cresceu entre os eleitores com ensino médio, grupo no qual seu desempenho permaneceu estável: os mesmos 52%. Já o ex-governador Lúcio Alcântara (PR) perdeu votos em todos os segmentos e faixas de renda.
O maior crescimento de Cid foi observado entre os eleitores de 60 anos ou mais, grupo de eleitores entre os quais o atual governador havia tido pior desempenho na pesquisa O POVO/Datafolha feita em julho. Naquela pesquisa, ela havia obtido 37% das intenções de voto entre os eleitores mais velhos. Agora, cresceu 14 pontos percentuais e chegou a 51%. Apesar do melhor desempenho, o candidato à reeleição ainda tem seu melhor desempenho, entre as faixas de idade, entre os mais jovens. Com os três pontos percentuais que conquistou entre os eleitores de 16 a 24 anos, chegou a 55%.
Já a maior diferença de Cid para o segundo colocado é observada entre os eleitores mais ricos: ele tem 59% no grupo com renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos, 29 pontos percentuais de vantagem para a soma dos adversários. A menor diferença está entre os eleitores com escolaridade até o ensino médio: 19 pontos percentuais.
Lúcio teve a maior queda entre eleitores com nível superior, justamente o segmento no qual tinha melhor desempenho. Ele aparecia com 34% na pesquisa anterior do Datafolha, caiu 19 pontos percentuais e agora tem 15%.
Já Marcos Cals (PSDB) cresceu mais entre os eleitores mais ricos: ganhou 10 pontos percentuais e chegou a 18% na faixa com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos. Contando ainda com os 15 pontos que Lúcio perdeu nesse setor, ele já aparece na frente do candidato do PR nesse segmento – o único no qual isso acontece.
Cals também se deu bem no grupo de eleitores no qual Lúcio mais caiu: subiu sete pontos percentuais entre eleitores com nível superior. E já aparece empatado com o candidato do PR: ambos com 15%.
REJEIÇÃO
A rejeição do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), novamente candidato a governador, permaneceu a mesma desde a pesquisa anterior: 24% de eleitores que dizem que não votariam nele de jeito nenhum. O maior índice entre os concorrentes.
Já o sucessor de Lúcio, Cid Gomes (PSB), que aparecia com 23% de rejeição na pesquisa passada, conseguiu melhorar seus números, reduzindo o percentual para 23%.
Já Marcos Cals (PSDB) foi o único entre os principais candidatos a ver sua rejeição crescer: 15% para 19% desde julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário