Presidente brasileiro esteve com premiê italiana em cerimônia oficial no Palácio de Chigi, sede do governo da Itália
Encontro de Lula com Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana (Foto: Governo da Itália - licença CC-BY-NC-SA 3.0 IT)
247 - O presidente Lula (PT) se reuniu com a premiê italiana Giorgia Meloni nesta quarta-feira (21), em encontro oficial no Palácio de Chigi, sede do governo da Itália.
De acordo com o Estadão, a reunião foi vista como uma oportunidade de "normalização" da relação entre os governos dos países, dadas as divergências ideológicas observadas entre Meloni, da extrema direita italiana, e Lula, que pertence ao campo progressista. O governo italiano, por exemplo, não havia enviado nenhum representante oficial à posse do presidente brasileiro no início deste ano.
Apesar das divergências, Brasil e Itália mantêm parcerias estratégicas e relações de colaboração mútua, sem contar os laços culturais entre os países devido à marcante presença de imigrantes italianos em território brasileiro ao longo da história, com aproximadamente 30 milhões de brasileiros na atualidade que descendem do país europeu.
Em sua visita à Itália, Lula também se reuniu com o Papa Francisco no Vaticano, onde discutiu sobre paz, pobreza e desigualdade, e também esteve com o presidente italiano, Sergio Mattarella, com quem falou sobre as negociações para o acordo União Europeia-Mercosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário