Obra foi iniciada em 1987 e que teve mais de 90% de seus trechos construídos pelos Governos Lula e Dilma
Lula e a Ferrovia Norte-Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR | ABR)
247 - O presidente Lula (PT) entregará nesta sexta-feira (16) a Ferrovia Norte-Sul, obra iniciada em 1987 e que teve mais de 90% de seus trechos construídos pelos Governos Lula e Dilma.
A ferrovia liga os estados do Maranhão e São Paulo e corta quatro das cinco regiões brasileiras. O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que a entrega da obra se trata de um momento "histórico" principalmente pelo seu impacto no barateamento do frete de produtos brasileiros. De acordo com o ministro, "a partir de amanhã, o frete de muitos produtos brasileiros vai ficar até 40% mais barato".
"Hoje, 60% do custo logístico dos produtos brasileiros têm a ver com transporte, por isso a entrega da ferrovia é um momento histórico, pois diminui o 'custo Brasil' e aumenta a competitividade do nosso país", ressalta.
Em entrevista a rádios de Goiás nesta quinta (15), Lula afirmou que "se dependesse dos governos Lula e Dilma, essa ferrovia teria sido inaugurada muito tempo atrás." O presidente destacou o avanço das obras nos governos petistas: "No meu governo e no governo da Dilma, nós fizemos 90% dessa ferrovia. 5% foi feita pelo presidente Sarney, FHC, Temer, e 5% foi feita pela empresa que é hoje a concessionária da estrada. [...] Sempre tem muito empecilho, mas eu penso que ao invés de a gente ficar reclamando porque demorou tanto, eu estou feliz estar de volta à presidência da República e, exatamente no meu mandato, a gente vai inaugurar finalmente a Ferrovia Norte-Sul."
Paulo Pimenta
@Pimenta13Br
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FERROVIA NORTE-SUL: FRETE ATÉ 40% MAIS BARATO A partir de amanhã, o frete de muitos produtos brasileiros vai ficar até 40% mais barato. O Presidente @LulaOficial vai entregar a Ferrovia Norte-Sul, obra que foi iniciada em 1987 e que teve mais de 90% de seus trechos construídos… Mostrar mais
3:06 PM · 15 de jun de 2023 de Brasília, Brasil
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A ferrovia foi leiloada em 2019 por R$ 2,719 bilhões para a concessionária Rumo, que superou uma concorrente única, a VLI, empresa de logística que tem como principal sócia a Vale, que fez uma oferta de R$ 2,065 bilhões.
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