Páginas

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Brasil e Cuba discutem parcerias bilaterais na área de segurança alimentar

Aquiles Lins

Embaixador Adolfo Curbelo Castellanos disse que nos últimos anos não houve um embaixador cubano no Brasil e destacou a necessidade de reconstruir as relações entre os dois países

Embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo Castellanos, e o ministro Wellington Dias Embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo Castellanos, e o ministro Wellington Dias (Foto: Roberta Aline/ MDS)

247 - O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo Castellanos, em Brasília, nesta terça-feira (13), com o objetivo de encontrar soluções conjuntas para os desafios relacionados à segurança alimentar e ao desenvolvimento social. A reunião teve como foco a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre os dois países.

Durante o encontro, o embaixador ressaltou a importância estratégica da segurança alimentar para Cuba e expressou o desejo de estabelecer parcerias formais com o Brasil. Ele enfatizou que nos últimos anos não houve um embaixador cubano no Brasil e destacou a necessidade de reconstruir as relações entre os dois países. O embaixador afirmou que está em contato com todos os ministérios brasileiros para explorar possibilidades de parcerias e intercâmbios, especialmente nas áreas de segurança alimentar e combate à fome.

O ministro Wellington Dias compartilhou o desejo de trabalhar no campo social em conjunto com os países latino-americanos, levando em consideração os interesses bilaterais, a fim de garantir a segurança alimentar e combater a fome. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de estabelecer parcerias no setor de alimentos, levando em conta que tanto o Brasil quanto Cuba possuem um grande número de agricultores familiares. O objetivo é desenvolver projetos conjuntos que promovam a produção de alimentos de forma sustentável e garantam o acesso adequado à alimentação para a população.

Wellington Dias ressaltou que o presidente Lula entende que nenhum país, especialmente na América Latina, deve ser excluído dos esforços de crescimento. Ele destacou a abertura ao diálogo e o desejo de fortalecer os laços com os países da América Latina e do Caribe. Dias afirmou que o encontro entre os países na Argentina foi produtivo e a ideia é estreitar ainda mais a cooperação na área social de maneira unificada.

Em resumo, o encontro entre o ministro Wellington Dias e o embaixador Adolfo Curbelo Castellanos teve como objetivo buscar soluções conjuntas para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar e ao desenvolvimento social. Ambos expressaram o desejo de estabelecer parcerias e promover o intercâmbio de conhecimentos. A discussão se concentrou na área de alimentos, aproveitando a presença de um grande número de agricultores familiares no Brasil e em Cuba. O objetivo é desenvolver projetos conjuntos que promovam o desenvolvimento sustentável da produção de alimentos e garantam o acesso adequado à alimentação. O presidente Lula demonstrou apoio a essas iniciativas e enfatizou a importância do diálogo e da cooperação entre os países da América Latina e do Caribe. (*Com informações do MDS)

Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/brasil-e-cuba-discutem-parcerias-bilaterais-na-area-de-seguranca-alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário